Sexta-feira, 20 de julho de 2012 - 09h50
A prefeitura municipal de Porto Velho, através do departamento de Assuntos do Interior (DAI), organiza uma visita com os administradores dos distritos da capital, no complexo da Usina Hidrelétricas de Jirau. A visita será dia 27 de julho. E todos os 13 administradores deverão estar presentes para conhecer o empreendimento. O diretor do DAI, Francisco Tyer, explica que a maioria dos administradores não teve oportunidade ainda de conhecer o empreendimento. “O nosso objetivo é conhecer o funcionamento do canteiro de obras da Usina para que os administradores possam entender melhor como é o processo todo desde o início”, disse.
O administrador do Distrito de São Carlos, no Baixo Madeira, Edinardo Medeiros, conta que a visita trará retorno para o trabalho realizado na localidade. “Estou representando moradores que desejam saber o que está sendo feito para diminuir os impactos ambientais. Em cima disso, vamos ter como analisar impactos no Baixo Madeira. Tenho ouvido falar, mas não temos conhecimento, por isso é importante estar visitando. Os impactos ambientais provocam erosão do barranco, atingem as moradias mais próximas das margens e verificamos que as cheias estão diferentes. Descontrolou tudo, antes a gente conhecia a forma como o rio se comportava, e agora já não sabemos mais, pois um dia tá cheio, outro ta seco e muitos perdem as canoas”, comenta.
Marione Costa, administrador de Rio Pardo, comenta que o local que administra tem 8 mil habitantes que são influenciados diretamente pelas usinas. “Desde a época que começou a construção destas usinas ainda nao tivemos a oportunidade de conhecer.”, disse.
No Baixo Madeira estão localizados quatro distritos — Calama, São Carlos, Demarcação e Nazaré. O restante fica situado no eixo da BR 364 — Jacy-Paraná, Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia entre outros.
Programação
A saída de Porto Velho está prevista para as 10h30min, de frente da prefeitura, na avenida D. Pedro II, com previsão de chegada às 12h na Usina. Após um momento de integração, acontece o almoço e a visita continua até às 18h30min, previsão de chegada na cidade.
Fonte: Rebeca Barca
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),