Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Adelino Follador volta a cobrar providências para normalização do serviço de confecção de Identidades


Adelino Follador volta a cobrar providências para normalização do serviço de confecção de Identidades - Gente de Opinião

No início do ano, o deputado estadual Adelino Follador (DEM) já havia alertado os dirigentes do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) e da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sobre a falta de material para emissão de carteiras de identidade em algumas cidades do interior. 

O primeiro município a apresentar dificuldades ao parlamentar, foi Machadinho do Oeste, o que levou o deputado, no início de março, a reclamar e pedir providências ao Governo do Estado, mas o problema só se agravou, e atualmente quase todos os municípios já suspenderam o atendimento. Na semana passada, a Prefeitura da 3ª maior cidade do Estado, Ariquemes, também suspendeu o serviço. 

Este atendimento, que beneficiou milhares de pessoas em todo estado, foi um esforço conjunto entre o deputado Adelino Follador e o ex-diretor geral do IICC, Júlio Kasper, que apresentou o projeto ao parlamentar, que destinou emenda para aquisição de 17 Kit’s Biométricos (equipamento necessário para confecção do Registro Geral – RG), dando início ao projeto que se estendeu para todo estado. 

“Alguns prefeitos já estão falando em cancelar o convênio com o Estado, o que é um retrocesso muito grande, depois de todo esforço para a implantação do Projeto e os benefícios no atendimento a milhares de pessoas, esse trabalho só foi possível através das parcerias em que as prefeituras disponibilizaram salas e funcionários para este atendimento, se acabar esta parceria todo mundo perde, principalmente a população”, disse Adelino. 

O deputado Adelino esteve com o secretário chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior, pedindo providências urgentes, tendo garantias do secretário, de que o problema será resolvido em breve.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)