Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Parlamentar diz que pavimentação integrará a Amazônia e abre mercado para Rondônia


Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319 - Gente de Opinião

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho a capital amazonense, Manaus. 

O parlamentar disse que este é um sonho antigo do povo amazônico, especialmente de Rondônia, principalmente em relação a fatores econômicos, envolvendo a piscicultura, pecuária e de modo especial a Agricultura Familiar. 

“Quero parabenizar o presidente da república, Jair Bolsonaro, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que anunciaram esta obra que vai ajudar muito o desenvolvimento de Rondônia, pois vai abrir a possibilidade de produzirmos mais para atender um grande mercado que é Manaus, pois eles produzem pouco e tem uma grande demanda, com a BR-319 concluída, nossos produtos poderão sair daqui à noite e na manhã do dia seguinte estará abastecendo o mercado consumidor da capital amazonense”, disse otimista o deputado Adelino. 

Follador também disse que já ouviu pessoas dizendo que vão deixar de produzir em Manaus e vir para Rondônia, entendendo as vantagens que têm em produzir no Estado, dada a facilitação logística e de custos que será melhor para atender Manaus e outros mercados. 

Em seu anúncio, o presidente Jair Bolsonaro, disse: “É um velho sonho de todos ali de Rondônia e Amazonas, e o ministro Tarcísio já está concluindo a licitação e estará começando a primeira parte da pavimentação da BR-319 no início do ano que vem, e em 2021 toda BR-319 estará em obras, isto é uma boa notícia para o pessoal da região, são mais de 900 quilômetros no total, parabéns ao Tarcísio e ao pessoal de Rondônia e do Amazonas”, anunciou Jair Bolsonaro. 

Outro fator positivo é que beneficiará cerca de 500 mil pessoas do Estado de Roraima e mais de 2 milhões e 200 mil de Manaus e outros municípios do Amazonas, num total de mais de 3 milhões de pessoas que sairão do isolamento terrestre, única região brasileira nesta condição. 

Adelino destacou a Caravana em que participou em outubro de 2015, onde percorreu, junto com outras autoridades, todo trajeto da BR-319, e naquela ocasião o deputado criticou a posição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em relação às barreiras colocadas para a execução das obras de manutenção e recuperação da estrada, observando que não se tratava de uma nova obra, e que a rodovia existe há décadas, e que embora mal conservada (abandonada) continuava sendo usada em todo seu percurso como única e relevante alternativa para a economia e integração de todos os povos que habitam suas margens e aos pontos que unem – Porto Velho e Manaus. Ainda chamou a atenção para os aspectos econômicos que a obra encerra. 

Segundo ele, olhando apenas para a pequena faixa territorial rondoniense nos limites com o Amazonas, já era possível constatar uma efervescência produtiva de alta produtividade de grãos (soja e milho, principalmente) e de gado de corte e peixe com expressiva importância para a economia de Rondônia. Já do lado do Amazonas, boa parte da economia e o projeto de desenvolvimento da região passam obrigatoriamente pela BR-319. 

Para o deputado não há como negar a importância da rodovia, pela influência da Zona Franca de Manaus nos negócios da região, e também, entre as outras oportunidades mencionadas. 

“Na época a caravana passou a ter caráter oficial, para que o Governo Federal e suas instituições atendessem a importância desta obra e fosse dada prioridade de execução. Há exatos 4 anos depois da Caravana veio a resposta, em um governo que passa total confiança de tornar realidade, assim como o previsto, com início agora em 2020 e obras em toda sua extensão até 2021”, concluiu Adelino.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)