Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ações voltadas para mulheres são apresentadas P.Velho


Em reunião realizada nesta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal da Administração, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres Mara Regina apresentou projetos voltados para as mulheres chefes de famílias carentes. Nos próximos dias a prefeitura oferecerá cursos de capacitação nas áreas de zeladoria, gastronomia e saúde infantil para este segmento.

 

“São oportunidades ímpares que as mulheres de Porto Velho terão para receber conhecimento nestas áreas. Tudo isso visando o crescimento da cidade que está acontecendo com a vinda das hidrelétricas do Madeira e será necessária mão-de-obra especializada. A idéia foi do prefeito Roberto Sobrinho e nós estamos apenas pondo em prática”, diz Mara Regina.

 

Também foi apresentado o Projeto de Agroecologia Social (PAS) que vai produzir alimentos orgânicos a serem fornecidos para a rede pública municipal de ensino. Nesta primeira fase, cem famílias vão ser selecionadas pela CMPPM, Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) e Sebrae para serem beneficiadas pelo acordo. Os recursos são da ordem de R$ 100 mil reais. Os critérios para participar do programa são: ter baixa renda; e/ou ser ribeirinho; e/ou ter ligação com a agricultura. A primeira fase do projeto será realizada na Comunidade São Pedro na BR-364 (sentido Cuiabá).

 

Para o dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher) vão ser realizadas palestras e workshops voltados para a prevenção de doenças, violência contra a mulher, entre outros temas importantes. Na data, também será inaugurada a nova sede da Coordenadoria Municipal de Políticas para a Mulher e Conselho Municipal da Mulher. Todas as instituições vão funcionar em um prédio de três andares, totalmente reformado, localizado em um ponto estratégico, na Rua Rafael Vaz e Silva, próximo ao Hospital Infantil Cosme e Damião.

 

“Esta nova sede vai dar maior agilidade as nossas ações. Estaremos localizados em um ponto bem acessível, onde todas as mulheres vão levar seus anseios e reclamações. Todo este sonho que está sendo realizado só é possível graças à sensibilidade do prefeito de Porto Velho”, destaca a coordenadora.

 

Mara Regina também destacou que as licitações para a construção do Centro de Referencia e da Casa-Abrigo das Mulheres já estão em processo de conclusão.

 

Solidariedade

 

Representando a primeira-dama do município Lucilene Peixoto, a coordenadora municipal de Políticas para a Mulher Mara Regina recebeu da Casagrande Rodeio e Texas, duas toneladas de alimentos não-perecíveis. A doação foi feita pela empresa que organizou o 9º Rodeio Beneficente Action Cowboys (Caubóis em Ação), que foi realizado na Pedra Leilões (Avenida Jatuarana, bairro Gurgel), nos dias 13 a 16 de dezembro do ano passado.

 

Os alimentos serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e em seguida repassados às famílias carentes, através de cestas-básicas.

 

 

Fonte: Ascom -  Felipe Corona

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)