Domingo, 22 de maio de 2016 - 09h55
As questões da habitabilidade e a implantação de infraestrutura no conjunto residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana, Zona Leste da capital, foram debatidas em uma reunião conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro foi na última sexta-feira (20), na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA).
Participaram da reunião os secretários Jorge Elarrat (Sempla), Geraldo Affonso (Semdestur), Márcia Luna (Semur), Antônio Jorge (Semtran) e Edjales Benício (Sema); os adjuntos Jandernora Alves (Semed) e José Coutinho (Semusa); os coordenadores Bruno Eduardo (Juventude) e Vanusa Machado (Mulheres); além de representantes da Semagric e da Semas.
Segundo Jorge Elarrat, o encontro foi essencial, visto que o município e o estado necessitam encontrar soluções conjuntas para trabalhar a questão da qualificação do Orgulho do Madeira com o intuito de fortalecer a condição de urbanização do conjunto residencial e também da inserção dos moradores no mercado de trabalho, a partir de melhoria da renda das famílias que residem no local.
“São basicamente duas propostas. Uma trata diretamente questões como iluminação pública, segurança, transporte urbano, educação, saúde, ou seja, todo o aparelhamento urbanístico do local. O outro eixo é a inserção econômica das pessoas, com o fortalecimento de suas potencialidades produtivas com a capacitação, oferecimento de consultorias para montagem de pequenos negócios, a fim de garantir a sustentabilidade do conjunto”, explicou o titular da Sempla.
Também serão trabalhadas outras questões como o empoderamento de grupos minoritários, entre eles o de mulheres e de jovens, com a conscientização e a participação desses grupos de forma mais efetiva da vida social do local onde essas pessoas vivem. O objetivo é encontrar uma agenda comum, criar um cronograma e tentar fazer de tal sorte que aquele espaço um local mais agradável e humano de se viver”, complementou Elarrat.
Entre as propostas apresentadas pela prefeitura que podem ser implantadas no Orgulho do Madeira, estão projetos de inclusão digital e de prevenção ao uso de drogas, artesanato, reciclagem e coleta seletiva de lixo, economia solidária, criação de espaços esportivos e de lazer, horta comunitária e educação ambiental.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)