Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ações para a Amazônia são discutidas com Ministro


A elaboração de políticas públicas especificas e a viabilização de projetos que promovam o desenvolvimento econômico de forma sustentável foi defendida pela coordenadora da bancada da região norte, deputada Marinha Raupp (PMDB). A reivindicação foi apresentada ao ministro de assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger durante reunião com parlamentares da Amazônia.

Marinha Raupp classificou como positiva a abertura do diálogo sobre as questões que são peculiares à Amazônia, mas afirmou que é preciso haver uma parceria efetiva com o Governo. "Nossa região possui grandes dificuldades, por isso é fundamental que haja investimentos federais que possam melhorar a infra-estrutura e trazer progresso aos estados amazônicos", destacou a deputada.

Durante o encontro, o ministro sugeriu uma campanha para que a Amazônia seja considerada prioridade na definição das políticas do Governo Federal. Ele defende que a maior floresta tropical do mundo seja explorada de maneira sustentável. Porém, Mangabeira propôs que o tema seja discutido em longo prazo, pesando os prós e contras em relação ao desenvolvimento da região.

Segundo Marinha Raupp, algumas ações já podem ser implementadas de imediato, como um projeto produtivo para o desenvolvimento da região. "Temos o interesse de vermos a região Amazônica desenvolvida, mas esse processo tem que ser feito de forma sustentável e responsável, para permitir a preservação da Amazônia", lembrou Marinha.

A parlamentar aproveitou para solicitar o apoio do ministro na realização do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 19 a 23 de novembro, em Brasília. Segundo a deputada, esse evento será uma ótima oportunidade para traçar projetos e metas que beneficiem a Amazônia e os estados da região norte. Mangabeira se comprometeu a ajudar, e elogiou a iniciativa de realização do Simpósio. "São grandes eventos nacionais como esse que instauram a idéia da prioridade da Amazônia, é nesse ambiente que as iniciativas emergenciais para a região avançarão mais depressa", destacou o ministro.

O ministro se propôs a trabalhar em conjunto com os parlamentares, elaborando uma seqüência de iniciativas a serem implementadas e  ajudar a instaurar uma discussão no país em torno de um projeto de Estado, que é a região Amazônica. A deputada Marinha Raupp se mostrou otimista com a posição do ministro, e afirmou que está pronta para trabalhar em parceria com os demais Parlamentares e o Governo. A Bancada da região Norte deverá realizar novas reuniões com o Ministro Mangabeira Unger ainda este ano.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)