Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Ações para a Amazônia são discutidas com Ministro


A elaboração de políticas públicas especificas e a viabilização de projetos que promovam o desenvolvimento econômico de forma sustentável foi defendida pela coordenadora da bancada da região norte, deputada Marinha Raupp (PMDB). A reivindicação foi apresentada ao ministro de assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger durante reunião com parlamentares da Amazônia.

Marinha Raupp classificou como positiva a abertura do diálogo sobre as questões que são peculiares à Amazônia, mas afirmou que é preciso haver uma parceria efetiva com o Governo. "Nossa região possui grandes dificuldades, por isso é fundamental que haja investimentos federais que possam melhorar a infra-estrutura e trazer progresso aos estados amazônicos", destacou a deputada.

Durante o encontro, o ministro sugeriu uma campanha para que a Amazônia seja considerada prioridade na definição das políticas do Governo Federal. Ele defende que a maior floresta tropical do mundo seja explorada de maneira sustentável. Porém, Mangabeira propôs que o tema seja discutido em longo prazo, pesando os prós e contras em relação ao desenvolvimento da região.

Segundo Marinha Raupp, algumas ações já podem ser implementadas de imediato, como um projeto produtivo para o desenvolvimento da região. "Temos o interesse de vermos a região Amazônica desenvolvida, mas esse processo tem que ser feito de forma sustentável e responsável, para permitir a preservação da Amazônia", lembrou Marinha.

A parlamentar aproveitou para solicitar o apoio do ministro na realização do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 19 a 23 de novembro, em Brasília. Segundo a deputada, esse evento será uma ótima oportunidade para traçar projetos e metas que beneficiem a Amazônia e os estados da região norte. Mangabeira se comprometeu a ajudar, e elogiou a iniciativa de realização do Simpósio. "São grandes eventos nacionais como esse que instauram a idéia da prioridade da Amazônia, é nesse ambiente que as iniciativas emergenciais para a região avançarão mais depressa", destacou o ministro.

O ministro se propôs a trabalhar em conjunto com os parlamentares, elaborando uma seqüência de iniciativas a serem implementadas e  ajudar a instaurar uma discussão no país em torno de um projeto de Estado, que é a região Amazônica. A deputada Marinha Raupp se mostrou otimista com a posição do ministro, e afirmou que está pronta para trabalhar em parceria com os demais Parlamentares e o Governo. A Bancada da região Norte deverá realizar novas reuniões com o Ministro Mangabeira Unger ainda este ano.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári