Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ações administrativas referentes a mudanças no trânsito de Porto Velho são questionadas pelo MPC


O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) expediu notificação à Prefeitura de Porto Velho com recomendação e requisição de informações e de cópias de documentos referentes ao planejamento realizado no âmbito administrativo, para viabilizar mudanças no trânsito de Porto Velho, como a inversão de sentido prevista para a avenida Sete de Setembro, uma das mais importantes vias da Capital.Ações administrativas referentes a mudanças no trânsito de Porto Velho são questionadas pelo MPC - Gente de Opinião

A notificação recomendatória – instrumento adotado nos últimos anos pelo MPC para salvaguardar o erário e agir preventivamente na defesa do interesse e do patrimônio público – está cadastrada sob o número 001/2014/GPGMPC e tem, entre os fundamentos para sua expedição, notícias divulgadas na mídia eletrônica local sobre a decisão da Prefeitura de Porto Velho de realizar ainda este mês a inversão do trânsito na Sete de Setembro, além de mudanças no trânsito de outras ruas próximas, como Carlos Gomes, Almirante Barroso, Dom Pedro II, Duque de Caxias, Paulo Leal e Campos Sales.

Diante disso, o MPC, dentro de suas atribuições, inicialmente recomenda ao município de Porto Velho que, antes de executar as modificações previstas na Sete e demais ruas da Capital, implemente, com razoável antecedência, uma ampla campanha de cunho informativo, pedagógico e preventivo, visando conscientizar e informar o cidadão sobre a medida tomada.

INFORMAÇÕES

O Ministério Público de Contas ainda estipula prazo para que a municipalidade envie informações detalhando procedimentos administrativos porventura realizados, como, por exemplo, a forma de contratação da empresa que fez os estudos técnicos para as mudanças no trânsito.

Também requisita a cópia dos estudos técnicos que fundamentaram a decisão da prefeitura em implantar as mudanças (caso estes tenham sido realizados), bem como cópia do orçamento detalhado dos custos envolvidos nas medidas, com a respectiva origem dos recursos a serem empregados, e ainda cópias das consultas públicas e atas de debates e audiências públicas (caso, obviamente, também estas tenham sido realizadas).

A notificação recomendatória em seu inteiro teor está disponível na página eletrônica do Tribunal de Contas do Estado: www.tce.ro.gov.br.

Fonte: MPC-RO.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)