Quinta-feira, 27 de agosto de 2015 - 14h30
A bancada federal de Rondônia participou, na manhã desta quinta-feira, de reunião convocada pelo Ministério Público Federal para apresentação de propostas de apoio à causa do povo Cinta Larga. O senador Acir Gurgacz, representando o Senado, se comprometeu em auxiliar no contato com autoridades do Governo Federal e confirmou sua participação na expedição que o Ministério Público fará no dia 2 de outubro ao território Cinta Larga.
A reunião teve a presença do cacique da Aldeia Roosevelt, Marcelo Cinta Larga, que expôs as dificuldades do povo, especialmente a necessidade urgente de regulamentação da mineração e exploração das suas terras. A regulamentação da mineração em terra indígena depende de aprovação de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional. “A situação atual do povo Cinta Larga é a pior possível: o garimpo funcionando, o país nada arrecadando e vários crimes acontecendo. Estamos à beira da extinção”, alertou o cacique.
O procurador federal, Dr. Reginaldo Trindade, que coordenou a reunião, reforçou a fala do indígena. “O povo Cinta Larga sofre imensamente com isso, uma vez que tem passado inúmeras privações, mesmo morando em cima de uma terra riquíssima”, destacou. “Seria muito importante se pudéssemos pensar numa estratégia para equacionar a possibilidade de eles terem acesso mais rápido – e legítimo – à riqueza existente em suas terras, sem infringir a lei”, completou Trindade.
Para o senador Acir Gurgacz, a maior preocupação é com relação à segurança e à sobrevivência dos Cinta Larga. “Precisamos encontrar alternativas para a sustentabilidade desse povo. De que adianta ter a riqueza e não ter acesso à ela?”, apontou.
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu