Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Acir Gurgacz solicita prorrogação de prazo para municípios elaborarem plano de mobilidade urbana


Acir Gurgacz solicita prorrogação de prazo para municípios elaborarem plano de mobilidade urbana - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana, solicitou nesta terça-feira, 16/04, a prorrogação do prazo para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes possam concluir o plano de Mobilidade Urbana. O prazo encerrou na última sexta-feira, 12 de abril, e Gurgacz disse que a maneira mais rápida de prorrogar o prazo é a edição de uma medida provisória pelo Governo Federal.

“Apelo ao governo federal que estude uma medida provisória com urgência para solucionar essa questão, e principalmente que os municípios possam receber apoio técnico e financeiro dos Estados e da União para elaborar e implantar seus respectivos planos de mobilidade e acessibilidade”, sinalizou Gurgacz.

Na reunião, também ficou definido o plano de trabalho da subcomissão. Criada no final de março, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a subcomissão vai acompanhar a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012), além de discutir os obstáculos para elaboração dos planos municipais de mobilidade e acessibilidade, questões referentes ao transporte coletivo e das vias públicas, e debater o estímulo aos modos ativos de mobilidade, com a implantação de ciclovias e de calçadas transitáveis.

O propósito dos senadores é ouvir o governo, especialistas e entidades ligadas ao setor para elaborar uma proposta ao final dos trabalhos da subcomissão — que deverá se encerrar e apresentar suas conclusões até o final do ano.

Segundo Acir, a subcomissão vai tratar de um tema que é de fundamental importância para a vida dos brasileiros, tanto para os que moram nos grandes centros urbanos, como para os que moram nas médias e pequenas cidades – “os assuntos tratados pela subcomissão são de fundamental importância para a vida dos brasileiros. Todos se locomovem para suas atividades diárias e precisam de uma boa infraestrutura de mobilidade urbana e de acessibilidade” – enfatizou Gurgacz.

Ao final da reunião, o senador Acir apresentou um requerimento de sua autoria, que será votado na próxima reunião da CDH, pleiteando a realização de um ciclo audiência públicas, para debater questões referente ao tema, com representantes do poder executivo, representantes de organizações não-governamentais que atuam na área de mobilidade e acessibilidade, representantes do sistema de transportes, de entidades das pessoas com deficiência e representantes do Ministério Público.

O referido plano de trabalho apresentado na primeira reunião da subcomissão, encontra-se disponível para acesso no site da comissão e da subcomissão do Senado Federal.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)