Quinta-feira, 5 de maio de 2011 - 21h28
Em discurso no Plenário, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) registrou que nesta quinta-feira (5) são comemorados o Dia de Rondon, o Dia de Rondônia, e também o Dia Nacional das Comunicações. Ele explicou que as três comemorações foram definidas em homenagem à data de nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (5 de maio de 1865).
O célebre marechal Rondon, disse Acir Gurgacz, foi oficial do Exército brasileiro, engenheiro, professor e sertanista, e propugnava a construção de um Brasil moderno com a união entre brancos, negros, mestiços e índios.
Em 1907, informou o senador, Rondon era engenheiro-chefe do Distrito Telegráfico de Mato Grosso, cabendo a ele comandar a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas. À época, o Estado brasileiro procurava consolidar a integração do território nacional e a região entre o Norte e Nordeste do Mato Grosso e a Amazônia Ocidental encontrava-se praticamente isolada do resto do país.
- A linha telegráfica tinha por objetivo ser o instrumento de modernidade capaz de promover o progresso e estabelecer a civilização nos locais mais isolados do nosso país, possibilitar o estabelecimento de núcleos de povoamentos agrícolas e pecuários, garantir a segurança das fronteiras internacionais e a adoção de uma política que possibilitasse a gradativa e voluntária integração dos indígenas à sociedade brasileira em igualdade de direitos e cidadania - acrescentou o senador.
Ao longo do caminho percorrido por Rondon na selva, disse Acir Gurgacz, surgiram povoados e núcleos agrícolas que viriam a ser importantes cidades amazônicas, como Vilhena, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes.
Em virtude dessa imensa contribuição, Rondon chegaria a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1957, além dos inúmeros títulos, diplomas e condecorações que recebeu ainda em vida e também após sua morte. Acir Gurgacz também lembrou que o nome do então território federal do Guaporé foi mudado para território federal de Rondônia em 1956, em homenagem a Rondon.
Em aparte, o senador Ivo Cassol (PP-RO) afirmou que o marechal Rondon foi "um grande empreendedor e desbravador".
Fonte: Agência Senado
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e