Terça-feira, 21 de janeiro de 2014 - 17h13

O senador Acir Gurgacz (PDT) se reuniu nesta terça-feira, 21, com integrantes da equipe técnica de planejamento do governo federal para discutir novos projetos de infraestrutura para Rondônia, que possam ser executados nos próximos quatro anos.
A principal proposta discutida foi a duplicação da BR-364, de Porto Velho a Vilhena, projeto que o senador Acir Gurgacz vem defendendo há mais de dois anos. O senador, inclusive, apresentou a proposta de duplicação da BR-364 à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.
O senador Acir Gurgacz apresentou dados técnicos e socioeconômicos que justificam a duplicação da rodovia e defende que ela tem que ser incluída na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A quantidade de veículos, principalmente de carretas para a exportação da safra de soja das regiões Centro-Oeste e Norte, além do potencial de crescimento da economia de Rondônia, justificam a duplicação da BR-364”, frisou Acir.
O senador também apresentou a proposta de pavimentação da BR-421, de Campo Novo até Guajará-Mirim, justificando que se trata de um importante corredor para escoamento da produção agrícola da região Central do Estado de Rondônia para a província de Beni, na Bolívia. “Vamos reduzir 200 quilômetros de estrada até Guajará-Mirim”, frisou Acir.
A grande novidade apresentada por Acir aos técnicos de planejamento do governo federal foi a construção de três novas rodovias federais entre Rondônia e o Mato Grosso: a primeira de Machadinho do Oeste até Colniza; outra ligando Ji-Paraná, Rondolândia e Aripuanã a Colniza; e uma outra de Espigão d’Oeste até Aripuanã, pela via conhecida como estrada do Pacarana.
A construção do trecho da Ferrovia Transcontinental em Rondônia, de Porto Velho até Vilhena, também foi discutida com os técnicos do governo. O senador frisou mais uma vez a importância da execução da obra iniciar-se por Porto Velho, e de que o projeto de licitação ocorra ainda em 2014. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do trecho da ferrovia em Rondônia já está sendo realizado. “Discutimos apenas os novos projetos, que poderão ser incluídos em uma nova versão do PAC, e vamos continuar esse diálogo para auxiliar o governo federal no desenvolvimento do Estado de Rondônia”, frisou Acir.
Fonte: Ascom/Senador Acir Gurgacz
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)