Segunda-feira, 16 de outubro de 2006 - 10h44
A Associação de Turismo da Amazônia (ATUA/RO) presidida pela acadêmica do Curso de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) Francisca Oliveira da Silva, realizou domingo, 15, na sede da Associação dos Empregados da Ceron (AEC) I Festival Cultural de Turismo da Amazônia (I FECATA) com apoio da diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, Ceron, Dydyo Refrigerantes, prefeitura de Porto Velho, governo de Rondônia entre outros parceiros.
O cantor Bino de Alencar atuou como mestre de cerimônias e fez a abertura do evento compondo a mesa com os convidados, professores Mário Sávio e o turismólogo José Marques, ambos do Curso de Turismo da FIMCA e Erasmo Mesquita, professor do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, o secretário de educação Antonio Ocampo, o pastor da Igreja Batista das Missões Fábio Ramos, que abençoou o evento e todos que ali estavam. Completaram a mesa, a presidente da ATUA/RO Francisca Oliveira da Silva, e o secretário da SEMUSP Wadson Pinheiro.
Os acadêmicos do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, supervisionados pelo professor Erasmo Mesquita, realizaram inúmeras atividades recreativas com as crianças que ali estiveram, durante a manhã e também à tarde. Marcaram presença também acadêmicos do Curso de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA.
Os convidados foram unânimes em seus comentários sobre a necessidade de investimento governamental e também da iniciativa privada para que haja uma infra-estrutura para incrementar as atividades turísticas no Estado. A presidente da ATUA Francisca Oliveira falou da emoção que estava sentido ao ver aquele evento sendo realizado e de sua importância por ter como objetivo o resgate da História e da cultura de Rondônia promovendo apresentações culturais; gastronômicas e também de artesanato. Em seguida a mesa foi desfeita e os convidados ouviram Bino de Alencar interpretar à capela, o Hino de Rondônia.
Segundo a presidente da ATUA/RO, Francisca Oliveira o evento promovido pela Associação visa o desenvolvimento da qualidade na prestação de serviços turísticos em Porto Velho, a partir de uma política de qualificação no setor, incrementar a empregabilidade, as oportunidades de geração de emprego, renda e excelência dos serviços e produtos turísticos nacionais.
Francisca disse ainda que "é preciso é discutir e apresentar propostas para conscientização e envolvimento da população, tendo como finalidade o resgate histórico e a revitalização do turismo e do patrimônio histórico de Rondônia, através das artes plásticas, música, teatro, gastronomia, artesanato, exposições fotográficas e desenvolvimento socioeconômico da comunidade em geral, qualificando os profissionais dos mais variados setores e integrantes das comunidades locais, que trabalham direta ou indiretamente com turismo", finalizou.
Uma equipe da Rede Vida fez a cobertura jornalística do festival que também foi registrado pela câmera do fotografo Anderson Carvalho à serviço do site carioca www.e-nightz.com.
Fonte: FIMCA
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple