Segunda-feira, 16 de outubro de 2006 - 10h44
A Associação de Turismo da Amazônia (ATUA/RO) presidida pela acadêmica do Curso de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) Francisca Oliveira da Silva, realizou domingo, 15, na sede da Associação dos Empregados da Ceron (AEC) I Festival Cultural de Turismo da Amazônia (I FECATA) com apoio da diretora da Faculdade Metropolitana Maria Silvia Carvalho, Ceron, Dydyo Refrigerantes, prefeitura de Porto Velho, governo de Rondônia entre outros parceiros.
O cantor Bino de Alencar atuou como mestre de cerimônias e fez a abertura do evento compondo a mesa com os convidados, professores Mário Sávio e o turismólogo José Marques, ambos do Curso de Turismo da FIMCA e Erasmo Mesquita, professor do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, o secretário de educação Antonio Ocampo, o pastor da Igreja Batista das Missões Fábio Ramos, que abençoou o evento e todos que ali estavam. Completaram a mesa, a presidente da ATUA/RO Francisca Oliveira da Silva, e o secretário da SEMUSP Wadson Pinheiro.
Os acadêmicos do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, supervisionados pelo professor Erasmo Mesquita, realizaram inúmeras atividades recreativas com as crianças que ali estiveram, durante a manhã e também à tarde. Marcaram presença também acadêmicos do Curso de Turismo Ambiental das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA.
Os convidados foram unânimes em seus comentários sobre a necessidade de investimento governamental e também da iniciativa privada para que haja uma infra-estrutura para incrementar as atividades turísticas no Estado. A presidente da ATUA Francisca Oliveira falou da emoção que estava sentido ao ver aquele evento sendo realizado e de sua importância por ter como objetivo o resgate da História e da cultura de Rondônia promovendo apresentações culturais; gastronômicas e também de artesanato. Em seguida a mesa foi desfeita e os convidados ouviram Bino de Alencar interpretar à capela, o Hino de Rondônia.
Segundo a presidente da ATUA/RO, Francisca Oliveira o evento promovido pela Associação visa o desenvolvimento da qualidade na prestação de serviços turísticos em Porto Velho, a partir de uma política de qualificação no setor, incrementar a empregabilidade, as oportunidades de geração de emprego, renda e excelência dos serviços e produtos turísticos nacionais.
Francisca disse ainda que "é preciso é discutir e apresentar propostas para conscientização e envolvimento da população, tendo como finalidade o resgate histórico e a revitalização do turismo e do patrimônio histórico de Rondônia, através das artes plásticas, música, teatro, gastronomia, artesanato, exposições fotográficas e desenvolvimento socioeconômico da comunidade em geral, qualificando os profissionais dos mais variados setores e integrantes das comunidades locais, que trabalham direta ou indiretamente com turismo", finalizou.
Uma equipe da Rede Vida fez a cobertura jornalística do festival que também foi registrado pela câmera do fotografo Anderson Carvalho à serviço do site carioca www.e-nightz.com.
Fonte: FIMCA
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso