Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Academia forma mais 219 agentes penitenciários


 
Gente de Opinião
 
Do total, 140 moram em Porto Velho e os demais nos municípios do interior do Estado. Dentre os formandos 22 são mulheres e conforme a socio educadora, Selma Machado de Melo, o fato de elas serem mulheres não influenciou em nada. “Fomos tratadas da mesma maneira que os demais e sem qualquer regalia mostramos nossa força”, comemorou.

O agente penitenciário Cisley Barcelar disse que, o próximo passo agora é o desempenho das suas funções com o máximo de profissionalismo possível. “Apesar das dificuldades nós conseguimos concluir o curso. Daqui pra frente eu pretendo me dedicar à profissão e contribuir para a melhoria do sistema”.

 
 
Gente de Opinião

Determinação

Garra e determinação foram valores demonstrados durante o decorrer do curso por todos os integrantes da academia. Para o diretor da Escola de Assuntos e Pesquisas Penitenciárias (Esep), Cláudio Negreiros, a visão e o dever da escola de promover a mudança do Sistema Penitenciário, a partir dos novos métodos de formação e conscientização, foram cumpridos. “Estamos trabalhando com a formação continuada, com o objetivo de mudar a visão que as pessoas têm sobre o sistema. É uma mudança que deve ocorrer de dentro para fora e é por isso que estamos oferecendo mecanismos para que o servidor da segurança trabalhe de uma maneira cada vez mais ética e profissional”, ressaltou.

A secretária de Justiça, Elizete Lima, lembrou que o Governo da Cooperação tem buscado melhorias para o sistema penitenciário estadual e que uma dessas mudanças é a contratação, em breve, dos novos servidores que irão reforçar o efetivo nas unidades penitenciárias e socioeducativas. Lima desejou boa sorte aos futuros servidores e enfatizou a necessidade de que eles assumam suas funções com o pensamento de que a mudança no sistema penitenciário pode e deve começar por eles. “Boa sorte a todos e saibam que contamos com vocês para compor, em breve, a família Sejus”, disse Elizete.

Atitudes como a conduta ética e a disciplina no exercício da profissão, são também de acordo com a secretária adjunta, Sirlene Bastou, valores que reforçam maior nível de neutralidade e tranquilidade aos agentes e soco educadores.

Fonte/Fotos: Taiana Maier / Sejus

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)