Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aberto pelo TCE/Escon Seminário de Transição de Governo Municipal


Aberto pelo TCE/Escon Seminário de Transição de Governo Municipal - Gente de Opinião
Autoridades compuseram a mesa de abertura do Seminário de Transição de Governo Municipal, realizado pelo TCE/Escon

Em cerimônia que contou com a presença de autoridades estaduais, além de gestores públicos municipais atuais e os que estarão assumindo seus cargos no dia 1º de janeiro de 2017, foi aberto nesta terça-feira (8), no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), o Seminário de Transição de Governo Municipal, organizado pela Escola Superior de Contas (Escon).

Destinado a repassar orientações aos prefeitos rondonienses atuais, eleitos e reeleitos, bem como suas equipes de transição, o evento contou, em sua abertura, com a participação de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público estadual, da Associação Rondoniense dos Municípios e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), além de membros do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

Aberto pelo TCE/Escon Seminário de Transição de Governo Municipal - Gente de Opinião
O auditório do TCE recebeu grande número de pessoas para o evento

Abrindo oficialmente o evento, o presidente da Escon/TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra, ressaltou a importância dos novos gestores públicos estarem preparados para a árdua tarefa que terão pela frente. “Ainda mais no atual momento, com queda nos recursos repassados, dificultando ainda mais a vida principalmente dos municípios menores”, disse.

Ressaltando a parceria entre a Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE-RO, e os municípios, o conselheiro Wilber Coimbra focou sua explanação em requisitos para garantir a efetividade da administração pública: “É preciso não só ser eficaz e eficiente, mas, principalmente, efetivo, para transformar vidas, ou seja, trabalhar para a consecução de políticas públicas que resultem na correta aplicação dos recursos públicos e no atendimento aos reais interesses do cidadão”, completou.

Aberto pelo TCE/Escon Seminário de Transição de Governo Municipal - Gente de Opinião

A mesa de trabalhos contou com a participação de representantes dos Poderes Legislativo
e Judiciário, do MP-RO, da OAB-RO e da Arom, além do TCE-RO e do MPC-RO


PRONUNCIAMENTOS

Ainda na abertura do seminário promovido pelo TCE/Escon, os pronunciamentos das autoridades presentes enfatizaram a importância da orientação para que os gestores, tanto os que finalizando o mandato quanto aqueles que assumirão, possam garantir a continuidade os serviços públicos.

Assim destacou, por exemplo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, ao mencionar a importância do evento. “Estamos juntos com o Tribunal de Contas nessa realização, porque o gestor municipal não pode mais errar, pois o momento é de grandes dificuldades”.

Já o presidente do Tribunal de Justiça, Sansão Saldanha, ressaltou que, passado o momento de felicidade pela vitória nas urnas, é a hora de o gestor assumir a responsabilidade junto à coletividade que o elegeu. “E para que tenhamos bons serviços e bons gestores, o Judiciário também dá sua contribuição”, disse o desembargador presidente, ao se referir à palestra sobre o tema “Precatórios”, que será ministrada no período da tarde do seminário pela juíza Silvana Freitas.

O procurador-geral de justiça do Ministério Público, Airton Marin Filho, ao saudar o TCE/Escon pela realização e os participantes do evento, falou rapidamente sobre o papel do MP no que tange às administrações municipais, ressaltando que, em que se pede o momento difícil, é preciso administrar os municípios com ética, dignidade, moralidade e, principalmente, atenção ao que a população aspira. “Podemos, aqui em Rondônia, dar um exemplo para a nossa sociedade”, acentuou.

Também saudou os participantes do seminário o conselheiro presidente Edilson de Sousa, primeiro palestrante do dia. Ele reforçou a preocupação com a condição atual dos municípios, citando a parceria saudável e republicana entre TCE e os jurisdicionados. “Este evento busca exatamente isso: orientar, sedimentar conhecimento, para evitar a ocorrência de erros e, principalmente, buscar soluções que possam, dentro da legalidade, auxiliar os municípios”.

A cerimônia de abertura ainda teve a leitura do resultado do sorteio realizado para definição das relatorias das contas dos municípios, de acordo com sua distribuição regional, encerrando-se com apresentação do coral Cantos de Rondônia, composto por servidores do TCE, que executou o Hino de Rondônia e a canção “A Estrada” (Cidade Negra). (Fonte: Ascom / TCE).

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)