Terça-feira, 19 de janeiro de 2016 - 12h25
Para ampliar a oferta de vagas para internação voluntária de homens, mulheres e adolescentes dependentes químicos, o governo estadual contrata pela segunda vez serviços de comunidades terapêuticas em Rondônia.
O processo para habilitação e pré-qualificação, com vistas à celebração de contrato para prestação de serviços de acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência psicoativa, foi aberto neste mês. As instituições interessadas podem ver o edital na íntegra no site www.supelro.gov.br e enviar a documentação a Superintendência Estadual de Políticas sobre Drogas (Sepoad) ou se dirigir ao local para mais informações e orientações.
Técnicos da Sepoad estão disponíveis para atender aos representantes das instituições com o objetivo de apoiar o credenciamento. “Queremos ser facilitadores de toda a parte burocrática que a legislação nacional exige”, ressaltou Waldo Alves, superintendente de Políticas sobre Drogas.
A sede da Sepoad fica na rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade (antigo hospital Cosme e Damião), em Porto Velho.
Desde sua criação, a superintendência tem feito mapeamento das comunidades terapêuticas em Rondônia e promove diversos encontros com seus representantes para apresentar o trabalho do governo de Rondônia e a necessidade dessas instituições serem adequadas de acordo com a Resolução – RDC 29/2011- da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras legislações vigentes, para a celebração de contratos.
Neste trabalho de tratamento de pessoas, a valorização documental da instituição aliado à utilização do potencial técnico e espiritual é de grande importância para a legitimação do serviço desenvolvido pelas comunidades terapêuticas.
A equipe da Sepoad orienta e apoia comunidades terapêuticas de Rondônia para que possam se adequar, conforme a legislação, à adesão aos editais disponibilizados pelos governos estadual e federal. “Nosso desejo é que um dia todas as comunidades terapêuticas estejam nos padrões exigidos nacionalmente”, salientou Waldo Alves, reconhecendo a importância do trabalho realizado pelas instituições.
No primeiro edital, as instituições Associação Casa Família Rosetta, de Porto Velho; Abisai, de Cacoal; Monsenhor Gabriel Mercol, de Presidente Médici; e Trindade Santa, de Vilhena foram credenciadas pela Sepoad e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)