Porto Velho (RO) segunda-feira, 4 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Abertas inscrições para capacitação de farmacêuticos contra o diabetes


 
Os farmacêuticos de Rondônia fazem parte dos 80 mil profissionais que deverão ser capacitados, gratuitamente, em todo o País para atuarem contra o diabetes, doença considerada uma pandemia, por atingir só no Brasil cerca de 12 milhões de pessoas. Em Rondônia, conforme a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO), Ana Caldas, o Curso de Aperfeiçoamento será realizado no próximo dia 30, das 8 às 18 horas, no Lacen, em Porto Velho.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (69) 3224 2484 ou na sede do CRF na Capital. Ainda segundo Ana Caldas, trata-se de uma iniciativa da Associação de Diabetes do Brasil (ADB), Federação Internacional de Diabetes (IDF - sigla em inglês), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

A proposta dessas organizações, segundo a diretora secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, conselheira federal por Rondônia, é que até julho do próximo ano pelo menos 80 mil farmacêuticos de todo o País sejam qualificados na forma presencial e via web, com vistas a prestar melhor assistência aos diabéticos.

O presidente do CFF, Jaldo de Souza, considera que o curso é o melhor caminho para as pessoas com diabetes contar com os cuidados dos farmacêuticos nas farmácias comunitárias e que os pacientes têm no farmacêutico um grande educador para ajudá-los na prevenção, detecção e controle da doença.

Em entrevista à Revista Phamacia Brasileira, edição julho/agosto 2010, a médica endocrinologista Denise Reis, uma dos ministradores do curso, chama a atenção para o fato de que 47% das pessoas diabéticas suspendem o tratamento na primeira caixa do medicamento, descontinuando a terapia. “A prevenção passa pela educação e a atuação constante dos profissionais com a realização de exames anuais que incluem urina 24 horas, fundo de olhos, pés, teste de esforço e pressão arterial regular”.

Tendo como um dos coordenadores o presidente da Força Tarefa da Federação Internacional de Diabetes, Sérgio Metzger, o curso ainda tem como ministrantes Graça Câmara, psicóloga do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; e os farmacêuticos, considerados autoridades em saúde, Roberto Bazotte, professor de Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (PR); José Vanilton de Almeida, especialista em Manipulação Magistral Alopática; e Sílvia Ferreira, membro do Conselho Consultivo da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e educadora em diabetes.

Fonte: Veronilda Lima

 

Mais Sobre Política

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Rosangela Donadon viabiliza maior ação estrutural em política sobre drogas da história de Rondônia

Viabilizado com recursos oriundos de emenda ao Orçamento Estadual apresentada pela deputada estadual Rosangela Donadon, começa a ser executado ainda

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P