Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Abertas inscrições para capacitação de farmacêuticos contra o diabetes


 
Os farmacêuticos de Rondônia fazem parte dos 80 mil profissionais que deverão ser capacitados, gratuitamente, em todo o País para atuarem contra o diabetes, doença considerada uma pandemia, por atingir só no Brasil cerca de 12 milhões de pessoas. Em Rondônia, conforme a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RO), Ana Caldas, o Curso de Aperfeiçoamento será realizado no próximo dia 30, das 8 às 18 horas, no Lacen, em Porto Velho.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (69) 3224 2484 ou na sede do CRF na Capital. Ainda segundo Ana Caldas, trata-se de uma iniciativa da Associação de Diabetes do Brasil (ADB), Federação Internacional de Diabetes (IDF - sigla em inglês), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

A proposta dessas organizações, segundo a diretora secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, conselheira federal por Rondônia, é que até julho do próximo ano pelo menos 80 mil farmacêuticos de todo o País sejam qualificados na forma presencial e via web, com vistas a prestar melhor assistência aos diabéticos.

O presidente do CFF, Jaldo de Souza, considera que o curso é o melhor caminho para as pessoas com diabetes contar com os cuidados dos farmacêuticos nas farmácias comunitárias e que os pacientes têm no farmacêutico um grande educador para ajudá-los na prevenção, detecção e controle da doença.

Em entrevista à Revista Phamacia Brasileira, edição julho/agosto 2010, a médica endocrinologista Denise Reis, uma dos ministradores do curso, chama a atenção para o fato de que 47% das pessoas diabéticas suspendem o tratamento na primeira caixa do medicamento, descontinuando a terapia. “A prevenção passa pela educação e a atuação constante dos profissionais com a realização de exames anuais que incluem urina 24 horas, fundo de olhos, pés, teste de esforço e pressão arterial regular”.

Tendo como um dos coordenadores o presidente da Força Tarefa da Federação Internacional de Diabetes, Sérgio Metzger, o curso ainda tem como ministrantes Graça Câmara, psicóloga do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; e os farmacêuticos, considerados autoridades em saúde, Roberto Bazotte, professor de Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (PR); José Vanilton de Almeida, especialista em Manipulação Magistral Alopática; e Sílvia Ferreira, membro do Conselho Consultivo da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e educadora em diabetes.

Fonte: Veronilda Lima

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)