Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 - 19h25
A situação caótica em que se encontra a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi tema da entrevista na TV Câmara, na tarde desta quarta-feira, em Brasília. O entrevistado do programa “Palavra Aberta” foi o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), que cobrou do Governo Federal a retomada das obras paralisadas nos campus, infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e contratação de novos professores.
Durante entrevista, o parlamentar rondoniense cobrou do Ministério da Educação providências sobre a auditória interna produzida pela Controladoria Geral da União (CGU), que aponta irregularidades na Fundação Riomar, pagamento indevido a servidores, paralisação de obras, falta de pesquisa de preço em contratos de licitações. Nesta quinta-feira (29), o parlamentar utilizará a tribuna da Câmara, às 14 horas (horário de Rondônia), para denunciar o descaso com a Unir.
Segundo Nilton Capixaba, a CGU apurou ainda no relatório pagamento de decisões judiciais relativas a planos econômicos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ocasionou prejuízos na ordem de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Unir. Ele convidou o ministro Fernando Haddad para visitar Rondônia.
O parlamentar relatou, ainda, que os professores da Unir estão em greve e paralisação recebeu o apoio dos acadêmicos. A situação de maior abandono e descaso com a educação, explicou Nilton Capixaba, acontece em Porto Velho, Rolim de Moura e Cacoal. “obras estão inacabadas, faltam professores e infraestrutura necessária para o andamento dos cursos existentes nesses campus”.
Desde o dia 20 de junho 2011, informou o parlamentar, as diversas denúncias começaram a ter maior publicidade na mídia local quando o Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e a Polícia Civil, realizou a “Operação Magnífico”, que apreendeu documentos e computadores da Fundação Riomar - Fundação de Apoio da UNIR.
A entrevista ao programa “Palavra Aberta”, será exibida pela TV Câmara nesta quinta-feira (29), às 7h15, sendo reprisada às 12h30 e 19 horas – horário de Rondônia.
Fonte: Marcelo Freire
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p