Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A SEDUC informa sobre o retorno de vigilantes nas escolas públicas de Rondônia

Secretaria informou que abriu chamamento público em caráter de urgência para atender 24 escolas estaduais


A SEDUC informa sobre o retorno de vigilantes nas escolas públicas de Rondônia  - Gente de Opinião

O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), encaminhou requerimento ao Governo do Estado cobrando celeridade na finalização do processo que se encontra em tramitação na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), sobre a contratação de segurança privada nas escolas públicas estaduais.

A preocupação decorre da necessidade de contratação destes profissionais tendo em vista os inúmeros casos de furtos, arrombamentos e depredação registrados constantemente, causando grande prejuízo aos cofres do Estado.

Em resposta, a SEDUC informou através do oficio nº 12619/2020/SEDUC-ASRED, que foi aberto processo administrativo de contratação de postos de vigilância, em caráter de urgência por meio de chamamento público que de imediato atenderá 24 escolas estaduais, com vistas de sanar o problema de arrombamentos, furtos, depredações ocorridas neste período de suspensão de atividades escolares em determinação sanitária decorrente da pandemia do covid-19.

A secretaria destaca que a rede estadual de ensino é composta por 408 unidades escolares distribuídas pelo estado de Rondônia. Neste primeiro momento e de forma imediata, serão atendidas com o retorno da vigilância armada, 13 escolas em Porto Velho, 05 em Ji-Paraná, 02 em Guajará-Mirim, e 01 nos municípios de Nova Brasilândia, Alvorada do Oeste, São Felipe do Oeste e mais uma através de um termo aditivo.

As unidades serão atendidas com um posto tipo noturno nos dias úteis (segunda a domingo e feriados) e um posto tipo diurno nos finais de semana (sábados, domingos e feriados).

Por fim a Secretaria de Educação informa que a ideia final é atender todas as 408 unidades de educação com a vigilância armada e que tramita na secretaria um processo para contratação de mão de obra especializada para sanar o problema.

Anderson parabenizou o secretário Suamy Vivecananda pela preocupação com as escolas e disse que vai continuar acompanhando todo o processo. “Neste período de pandemia, precisamos gerar emprego e renda, fomentar o comércio no Estado e garantir o alimento na mesa do rondoniense, nada mais justo que dar condições para que o trabalhador traga o mantimento para sua família”, finalizou Anderson Pereira.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)