Quinta-feira, 9 de julho de 2015 - 16h44
Presidente da República, em exercício, Michel Temer recebendo os sindicalistas:
está aberto o diálogo que faltava
O sindicalismo rondoniense produziu uma cena inusitada no contexto político nacional: através da articulação política iniciada aqui na Seção Judiciária de Rondônia pelo juiz federal Herculano Martins Nacif, que convidou os deputados federais Nilton Capixaba e Lindomar Garçon e representantes sindicais para uma conversa, os sindicalistas acabaram abrindo um canal de conversação com o presidente da República em exercício, Michel Temer, para tratar da sanção do PLC 28, que prevê a reposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União. Os líderes sindicais disseram que agora há uma tentativa de possibilidade de entendimento entre os servidores e o governo federal, e reputam como importantíssima a gestão de Herculano Nacif nessa abertura ao diálogo pelo Poder Executivo Federal.
Na última segunda-feira (6), os coordenadores do SINDIJUFE reuniram-se com o deputado em Porto Velho e sugeriram a construção do contato direto com o vice-presidente da República para interceder pela sanção do PLC 28 – o que acabou acontecendo.
Com a atuação rápida do deputado Nilton Capixaba, a reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (8). O que impossibilitou a participação presencial dos coordenadores do sindicato. Por esse motivo, o deputado foi acompanhado, a convite do SINDIJUFE, pelo coordenador-geral da Fenajufe Cledo Vieira e por Ana Paula Cusinato e Jailton Assis, que subsidiaram o deputado e o presidente da República com informações e argumentos em defesa da sanção.
O coordenador-geral da Fenajufe defendeu junto a Michel Temer a sanção do PLC 28, inclusive para evitar um desgaste institucional entre os poderes Executivo e Judiciário.
O deputado Nilton Capixaba afirmou que os servidores de Rondônia e de todo o Judiciário precisam de uma solução e pediu que Michel Temer construa uma solução negociada para viabilizar a sanção da reposição salarial dos servidores.
Bastante atento e interessado, Michel Temer comprometeu-se a conversar com o ministro Lewandowski assim que ele voltar de viagem, na próxima segunda-feira (13), e com a presidenta Dilma Rousseff, a fim de construir uma proposta que viabilize a sanção.
Como nos foi relatado pelos colegas que participaram da reunião, “o presidente da República (em exercício) entendeu claramente a necessidade da sanção do PLC 28 e, como é um hábil articulador político, certamente poderá nos ajudar muito para a construção da sanção”, ressaltou o coordenador do SINDIJUFE, Alisson Ribeiro.
FONTE: ASCOM/JF
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla