Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A Origem e a Mística do Advento e do Natal - Celebração às 21h na Catedral



Neste dia 24 a celebração da Catedral do Sagrado Coração de Jesus de Porto Velho terá início às 21h

 
O que se observa, sobre tudo nos Atos dos Apóstolos, é que as comunidades da época apostólica se reúnem no primeiro dia da semana para celebrar a ceia do Senhor. Este dia, no livro do Apocalipse, é chamado de dia do Senhor (em latim: dies domenica, em português DOMINGO), porque era num primeiro dia de semana que o senhor Jesus tinha ressuscitado. 

No século observamos que um destes domingos se destacava por uma celebração especial da morte e ressurreição de Jesus. Era o inicio da celebração da Páscoa anual. Houve um prolongamento do dia da ressurreição até Pentecostes e também um tempo de preparação, a Quaresma. 

No século IV, na época de Constantino, teve origem a festa do Natal e, em seguida, o Ciclo do Natal, que compreende um tempo de preparação, o ADVENTO, e se prolonga até a festa da Epifania e a festa do BATISMO DO SENHOR

Mas o que é o Advento? Esta palavra, de etimologia latina, significa vinda, chegada (do Salvador Jesus): é um tempo de devota e jubilosa espera da vinda do Senhor. Já no 1º domingo encontramos no Evangelho de Lucas o convite para todo o Advento “ficai atentos e orai a todo momento”, é o convite a ficarmos acordados e vigilantes na oração e na escuta da Palavra de Deus. O Advento é, biblicamente, o mês mariano por excelência: Maria, a mulher gestante, (a mulher “grávida” do quarto domingo), dá à luz o seu filho que será o nosso Salvador. Esta verdade é maravilhosamente simbolizada na já tradicional “Coara do Advento”: um círculo de ramos verdes, com quatro velas de diferentes cores, com fitas coloridas. As velas se acendem progressivamente nos quatro domingos, significando a espera e a vigilância sempre crescente, a luz de Cristo que avança no mundo e em nossa vida e indicando a universalidade da salvação. Podemos perceber que o Advento tem sua mística que cada cristão deve viver numa profunda espiritualidade. 

Por que se celebra o Natal no dia 25 de Dezembro? Certamente não porque alguém sabia que Jesus tinha nascido neste dia do ano. O motivo para a fixação desta data é outro. Os romanos tinham uma festa em homenagem ao Sol Invicto. Era uma festa bem popular e muito concorrida, mas evidentemente pagã. Para acabar com ela, os cristãos pensaram que a melhor solução seria substituir essa festa por uma festa de conteúdo cristão. Por isso colocaram neste dia do Sol Invictus, a comemoração do nascimento de Jesus, verdadeiro Sol que ilumina o mundo. 

O Filho de Deus se fez homem e nasceu em Belém. Naquela noite desceram os anjos do céu e cantaram “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama”. 

Depois, para visitar o menino Jesus, na gruta foram escolhidos duas categorias de pessoas para ser seus convidados especiais: os pastores ignorantes, mais humildes, que sabiam de não saber de nada...E os mago (os “Santos Reis”), sábios mas humildes, que sabiam de não saber tudo... 

“Humildade” este dói o único cartão de visita exigido para e encontrar Jesus. “Humildade”: este foi o caminho que Deus escolheu para visitar os homens...este é o caminho que os homens devem seguir, se querem se encontrar com o Filho de Deus. 

Feliz Natal a todo os paroquianos.

Pe. Emílio e Pe. Franco

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)