Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A força do Brasil Central e desafios para o desenvolvimento são debatidos durante fórum de governadores, em Porto Velho


Gente de Opinião

Presidente do Sebrae Valdemar Camata Júnior
aponta caminhos para o desenvolvimento regional durante fórum

Os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal fazem parte do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e, mais que isso, representam quase 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 1/3 de superávit da balança comercial no último ano. A força desse bloco e os desafios para o desenvolvimento regional foram apontados durante a 5ª reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central (BrC), realizada hoje (6), em Porto Velho.

Responsável pela palestra ‘‘Desenvolvimento de Ações Estratégicas de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Regional’’, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia, Valdemar Camata Júnior, apresentou aos governadores do Consórcio Brasil Central ações estratégias para superar desafios comuns aos estados.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) de Rondônia, George Braga, o progresso e desenvolvimento do Brasil, especialmente do Brasil Central, passa por três eixos. “Infraestrutura e logística para poder escoar a produção dos estados. O outro eixo é de ciência e tecnologia e o terceiro meio ambiente e sustentabilidade. São os três eixos de maior preocupação do Brasil Central”, aponta.

E dentre eles é a logística que requer uma atenção especial. ‘‘O primeiro grande desafio para todos é a logística, até porque o Brasil é um país de dimensões continentais e se não trabalhar com foco e com força na solução de problemas de logísticas, nós teremos atrasos nas oportunidades de desenvolvimento’’, considera Camata.

Para ele, com o esforço em superar os desafios da logística é possível evoluir mais no fluxo de produção de bens e serviços. ‘‘Poderemos ampliar a capacidade de atender a mais mercados e assim abastecer toda a América do Sul’’, afirma.

Entre as ações estratégias apontadas para o Brasil Central está a parceria com países vizinhos. ‘‘Não podemos permanecer de costa para nossos vizinhos amazônicos andinos. Estamos há anos trabalhando com o Atlântico e eles com o Pacífico e eles estão ávidos para negociar com o Brasil, mas parece que nós o ignoramos durante muito tempo’’, conta.

O presidente disse ainda que Rondônia ocupa um papel estratégico no avanço do desenvolvimento do Brasil Central. ‘‘Rondônia é o estado-chave, o fator de interligação entre o Brasil Central aos países da Amazônia Andina’’, relata. Camata ainda propôs durante o fórum que as oportunidades encontradas no Brasil Central sejam lançadas para o mundo conhecer.

‘‘Nós temos a rodovia de acesso ao Peru que está em pleno funcionamento, nos próximos meses devemos inaugurar a ponte sobre o rio Abunã aqui em Porto Velho, temos o modal hidroviário para o Amazonas que funciona a pleno vapor. O que devemos fazer é que isso se amplie e chegue a níveis que reflitam os potenciais que existem nessas economias’’, afirma.

Diante dos contratempos da economia brasileira, ele acredita que os investimentos para a região virão de investidores privados.

Leia mais.

 Alíquotas de ICMS, compra conjunta de medicamentos e previdência complementar pautam agenda de governadores do Brasil Central

 Grupo de trabalho realiza estudos para criação de previdência complementar do Consórcio Brasil Central

 Parcerias internacionais e inovação da gestão pública fazem parte dos debates do 5ª Fórum de Governadores do Brasil Central
 


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Bruno Corsino/Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 300 mil para investimentos na proteção de cães e gatos em Porto Velho

Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)