Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

3º Prêmio Sinjor


As inscrições de trabalhos para o 3º Prêmio Sinjor de Jornalismo continuam ate o próximo dia 16. A realização do prêmio vem configurando positivamente o meio jornalístico no estado, e esta terceira edição está gerando bons frutos: a criação da Biblioteca do Sinjor, com livros especializados em comunicação e jornalismo, e que vão ficar à disposição dos filiados e estudantes.

O objetivo da realização do Prêmio Sinjor de Jornalismo é estimular o desenvolvimento da imprensa rondoniense, identificando e premiando as melhores matérias jornalísticas. O jornalista Nelson Townes (O Estadão do Norte), foi vencedor do 2 o Prêmio Sinjor, realizado no ano passado, na categoria especial Meio Ambiente, com uma matéria sobre a contaminação de mercúrio no Rio Madeira, com a ameaça de nascimento de bebês mal-formados. "Não esperava ganhar. É muito bom ser premiado, faz com que a categoria se sinta mais valorizada", comenta Townes, que há 38 anos atua como jornalista. Este ano vai participar novamente: "É importante estarmos com a categoria, e ter certeza da atuação no mercado, conseguir realizar algo bom, expor e estar aberto ao julgamento", diz Townes.

Para João Zoghbi (Diário da Amazônia), vencedor do 1º Prêmio Sinjor, em 2004, na categoria Charge, o Prêmio Sinjor é o Oscar do Jornalismo em Rondônia. Participa este ano novamente. "Temos que participar sempre para que o Prêmio continue e traga qualificação profissional. A charge sempre foi vista como um trabalho mais marginal. Temos ótimos chargistas em Rondônia, mas ainda pouco espaço nos veículos e pouca valorização profissional. Tem que insistir e mostrar o trabalho", comenta Zoghbi, há 13 atuando como chargista, cujo personagem principal é o K1.

Para participar os profissionais devem ser filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (SINJOR) e estar em dia com as mensalidades. Podem competir trabalhos publicados nos veículos de comunicação de Rondônia de 15/10/2005 a 30/10/2006; os profissionais podem concorrer com até três trabalhos em qualquer editoria. As categorias são: Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Charge e Meio Ambiente.

As matérias devem ser entregues pessoalmente na sede do SINJOR, Rua Rui Barbosa, 980, B.Arigolândia, junto ao Estádio Aluízio Ferreira, ou nas representações do Sindicato no interior do estado.  Informações: 3224 3782 e 8406 7747. Realização Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia SINJOR. Apoio Edições Paulinas, Governo do Estado, Oana Publicidade, Prefeitura do Município de Porto Velho e FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo). Patrocínio Brasil Telecom e Centrais Elétricas de Rondônia S.A CERON.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)