Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

‘2º Tempo’ e ‘Mais Educação’ executados de forma integrada


A partir deste ano, o programa “Segundo Tempo”, do Ministério dos Esportes, será executado em Porto Velho dentro do programa “Mais Educação”, do Ministério da Educação. Antes, os dois programas eram desenvolvidos isolados e havia a necessidade da prefeitura assinar um convênio com o Ministério dos Esportes para que o Segundo Tempo pudesse ser ofertado nas escolas da rede municipal. Com a mudança, 22 dos 51 estabelecimentos de ensino do município passarão a desenvolver também o Segundo Tempo. Só pelo Mais Educação, são atendidos 9.600 alunos na capital de Rondônia.

A integração dos dois programas foi discutida no Teatro Banzeiros, nesta segunda-feira, 12, com a coordenadora-geral de Projetos e Ações Inter Setoriais do Ministério do Esporte, Cláudia Bernardo. “Ele veio mais para prestar uma orientação sobre essa nova fase do programa, que passa a integrar o programa de educação integral Mais Educação. E as 22 escolas que terão também, o programa Segundo terão, receberão kits esportivos e uniformes doados pelo Ministério dos Esportes”, explicou Gláucia Negreiros, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semad).

Ela adiantou que ainda que a integração dos programas é fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação, e desenvolve por meio da adesão das escolas públicas da Educação Básica. Com isso esses estabelecimentos têm a oportunidade de desenvolver o esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do PST, sendo caracterizada como uma proposta inclusiva e emancipadora, tendo como pressuposto básico o esporte educacional.

A representante do Ministério dos Esportes, Cláudia Bernardo, revelou que inicialmente participarão desta ação as 5 mil escolas que aderiram ao Programa Mais Educação em 2009 e 2010. Para estas escolas serão distribuídos Kits de materiais esportivos, uniformes e materiais de apoio pedagógico, para auxiliar os trabalhos a serem desenvolvidos. Já as escolas conveniadas devem viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para o desenvolvimento das atividades. “É responsabilidade da escola, a seleção e contratação de monitores para trabalharem com até 05 turmas de aproximadamente 30 alunos por semana. Ressalta-se que para cada 150 alunos haverá a necessidade de contratação de um monitor, que possui a função de planejar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas ao Esporte Educacional de acordo com a proposta básica do Programa Segundo Tempo”, explicou.

Ela afirmou ainda que o principal foco é o fortalecimento de hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania com o intuito de ampliar o Sistema Nacional de Esporte, para a formação de atletas de alto rendimento, além de oportunizar o acesso à prática esportiva aos alunos das escolas públicas da educação básica, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação.

“Dentro dessa proposta busca-se promover a inclusão social, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva e oferecer também aos alunos conhecimentos e vivências da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva e ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola”, frisou.

Fonte: Joel Elias
 

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)