Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

26 anos do SINDUR: Sindicato comemora aniversário de fundação nesta 2ª feira(18)



Nesta segunda-feira, 18 de outubro, o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia - SINDUR celebra 26 anos de lutas e conquistas

Desde que foi fundado, em 18 de outubro de 1984, o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia, quando ainda era Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Rondônia, já nascia espelhado no sindicalismo brasileiro e nas lutas políticas mais gerais. Os primeiros anos de fundação fizeram parte de um período histórico para os urbanitários da capital e depois do interior do estado, quando este movimento sindical começava a se propagar pela região.

Nestes 26 anos, nosso trabalho sempre teve como prioridade as nossas conquistas como um todo, mesmo com tantas dificuldades, adversidades, oposições, e até mesmo concorrência entre os próprios trabalhadores que muitas vezes se dividiram entre a vitória e o ego.

Somos de um tempo, em que a principal expressão da indignação dos trabalhadores contra a situação imposta pelos patrões eram as greves que nos levaram às vitórias e conquistas que só fizeram fortalecer nossa categoria.


A evolução da nossa Luta!

O papel que nos coube durantes estes anos de luta, foi muito mais do que representar uma categoria de trabalhadores, mas sim uma tarefa maior, que era garantir direitos e conquistas para que no futuro os urbanitários de Rondônia possam ter cada vez mais qualidade de vida e condições profissionais adequadas para o exercício de suas funções.

Os efeitos e resultados de toda essa luta, durante estes 26 anos do Sindur estão nos inúmeros acordos Coletivos de Trabalho, na maioria vitoriosos, sempre lutando por um salário justo, melhores condições de trabalho e pela dignidade dos urbanitários de Rondônia. Temos absoluta certeza que novas lutas deverão acontecer para buscar novas conquistas.

Considerando também que o sindicato tem a sua importância e sua força em seus objetivos, continuaremos com nosso caráter de luta e parceria com todos os nossos filiados e ainda com aqueles que desejarem se organizar sindicalmente, independente da concepção política que tenham.


As Vitórias e os Novos Filiados

Nas últimas décadas, o nosso Sindur difundiu-se como organização e conquistas que selaram o objetivo do nosso movimento: garantir os direitos dos nossos trabalhadores primeiramente da Ceron hoje Eletrobrás Distribuição Rondônia, Caerd e depois da Eletronorte, Termonorte, tendo representado também a Eletrovolt e por último a representação dos servidores do SAAE de Vilhena, Guascor do Brasil, Energoato, Singel Engenharia e agora Furnas.

As conquistas e os avanços da luta do Sindur foram alicerçando nossas bases passo a passo. Como resultados, tivemos em primeiro lugar o reconhecimento de nossa categoria que acredita no nosso trabalho e só por isso foi possível chegar a resultados como o ganho real para a Ceron e Eletronorte conquistados em seus últimos acordos coletivos, os concursos públicos já realizados na Ceron e Eletronorte. Na Caerd tivemos a implantação do Ticket, Programa de Assistência à Saúde do Empregado, Auxílio Alimentação, Participação dos empregados na Gestão da empresa e no Conselho de Administração. Na Ceron conquistamos o pagamento do processo de tarifas. Na Eletronorte e Ceron, os trabalhadores conquistaram através de ações, o direito ao pagamento das diferenças da periculosidade, relativo a metodologia de cálculo. Na Termonorte, tivemos o fechamento do acordo coletivo da categoria. Por último, abraçamos uma grande luta que é o processo de transposição dos urbanitários da Caerd e da Ceron, que já está em andamento e com possibilidades de êxito ainda neste ano de 2010.


As Empresas Parceiras

Não podemos deixar de mencionar a coerência e o bom senso de nossas empresas, que passaram a reconhecer nossos direitos, cumprindo nossos acordos, permitindo assim um canal de entendimento patrão-empregado, o que traz benefícios tanto para os trabalhadores, como para a sociedade em geral, que acaba por receber um serviço de qualidade.

Por tudo isso, o Sindicato dos Urbanitários de Rondônia é hoje um dos mais respeitados sindicatos do Estado e também junto a CUT, FNU e FUAL, atuando hoje com cerca de 2.118 representados entre as empresas Eletrobrás Distribuição Rondônia, Caerd, Eletrobrás Eletronorte, Termonorte, SAAE Vilhena, Guascor do Brasil, Singel Engenharia, Energoato e Furnas.

Uma das preocupações da direção do Sindur tem sido a formação e conscientização política e social dos seus filiados. Neste sentido, temos participado de seminários e congressos da categoria, além das constantes reuniões que nos tem levado para mais perto dos nossos companheiros, inclusive do interior. O Sindur é hoje um dos mais respeitados sindicatos de Rondônia.

Hoje o Sindur pode se orgulhar de ter representantes políticos em várias esferas, que alcançaram cadeiras nas câmaras Municipal, Estadual e Federal. A Gestão Compartilhada da Caerd, com o objetivo de administrar uma empresa com diretores representantes do serviço público e dos trabalhadores, é reconhecida em todo o estado e também em nível nacional e internacional.

O SINDUR comemorou em 25 de agosto último 10 anos de Gestão Compartilhada juntamente com a CAERD, Há dez anos a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia - CAERD, atravessava um período crítico com 96 dias de greve por decorrência de cinco meses de salários atrasados, falta de condições de trabalho, falta de vale-transporte, suspensão de assistência médica, falta de treinamento além da desmotivação geral dos empregados.

Foi neste momento que o Sindicato dos Urbanitários surgiu com a idéia da Gestão Compartilhada, que veio com o objetivo principal de resgatar e garantir a continuidade dos serviços prestados pela CAERD, visando sua retomada administrativa e operacional. Com um novo modelo de gestão humanizada à base de compromisso, decisão compartilhada, talento, criatividade e cooperação dos colaboradores, o primeiro acordo que o SINDUR assinou com o Governo do Estado na época aconteceu no dia 24 de Agosto de 2000, marcando assim o início de um novo tempo no setor administrativo da Empresa A CAERD veio ao longo desses anos de gestão passando por um processo de reestruturação organizacional em que foram desencadeadas várias ações de desenvolvimento empresarial e planejamento estratégico, onde o SINDUR exerceu importante papel participativo, desde o primeiro trabalho realizado que foi a mudança da estrutura organizacional e a elaboração do regimento interno com novo organograma da empresa.

Mas tudo isso não seria possível sem a parte principal da nossa história: Os trabalhadores filiados. Na comemoração destes 26 anos, os urbanitários de Rondônia é que estão de parabéns, pois a cada luta, a categoria prova que somos batalhadores e que estamos no caminho certo, pois a luta constante em defesa das empresas públicas de qualidade trouxe também o principal benefício para a população: a melhoria dos serviços prestados com qualidade por profissionais capacitados.

Fonte: Ascom/Sindur


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

À medida que as eleições municipais se aproximam em Porto Velho, a atenção se volta para os pré-candidatos que buscam se destacar nos diversos aspec

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

O MPF com atuação no TSE emitiu parecer em dois recursos propostos em face da decisão do TRE que julgou improcedente as ações que visavam cassar o m

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)