Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

1ª petição eletrônica do TRT 14, pede reconhecimento de vínculo de vendedor externo


A Vara do Trabalho de Ouro Preto d'Oeste, a 350 km de Porto Velho, capital de Rondônia, recebeu na manhã de ontem segunda-feira (19), por meio do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (JT) a primeira certificação eletrônica dos seus 18 anos de criação.

A ação registrada pelo advogado Robson Amaral Jacob, com uma certificação digital provisória, marcou a implantação do PJe na jurisdição no TRT da 14ª Região – Rondônia e Acre. Inicialmente, no 1º grau, a partir da VT de Ouro Preto e, no módulo mandado de segurança no 2º grau do Tribunal.

A ação nº 0010001-03.2012.5.14.0101 tramita em rito ordinário e requer o reconhecimento do vínculo empregatício de um vendedor externo por empresa da região de Ouro Preto, além do pagamento de verbas rescisórias e indenização por danos morais.

A audiência designada, em menos de um minuto, para o próximo dia 11 de dezembro de 2012, às 10h30, representa uma das vantagens do novo sistema processual, marca da versão nacional amadurecida, segundo o ministro João Oreste Dalazen, de um modelo célere que já funciona em 120 Varas do Trabalho em todo o país.

O ato, realizado na sede do Tribunal, contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, da presidente do TRT, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, do governador do Estado, Confúcio Moura, do procurador-chefe do MPT-14, Ailton Vieira dos Santos, do conselheiro da OAB Rondônia, Aurimar Lacouth, e de outras autoridades civis e militares.

Outra característica do novo sistema processual é a sua redução de gastos públicos e o alinhamento com os novos padrões socioambientais instituídos no setor público. De acordo com o ministro, um estudo apresentado na “Rio + 20” prevê que, se o Processo Judicial Eletrônico já estivesse implantado em todas as unidades judiciárias da Justiça do Trabalho estariam sendo economizadas 2,19 milhões de toneladas de papel e 50 mil árvores não seriam derrubadas.

A desembargadora Vania Abensur anunciou que, além da implantação do PJe ainda este ano, nas Varas do Trabalho de Jaru (03/12) e Ariquemes (10/12), é possível que nos próximos 90 dias o sistema chegue a todas as VTs de Porto Velho.

As unidades judiciárias de Rio Branco e outras do interior do Estado do Acre seguirão o cronograma previsto pelo CSJT com o objetivo de que a meta de implantação do PJe em 40% das unidades do 1º grau na jurisdição até o final de 2013 seja cumprida.

Fonte: Ascom/TRT14
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)