Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

1ª infância de áreas rurais é discutida em Porto Velho


1ª infância de áreas rurais é discutida em Porto Velho - Gente de Opinião

O Centro de Estudos Rioterra e a Fundação Bernard Van Leer realizaram nos dias 4 e 5 de março no auditório do CES Rioterra, em Porto Velho, o I encontro do Projeto Carinho de Mãe, cujo as ações são voltadas ao desenvolvimento da primeira infância (crianças de 0-6 anos) nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim, Rondônia e Humaitá e Lábrea, sul do Amazonas.

Estas áreas foram escolhidas pelos altos índices de violência associadas aos contexto político e econômico vividos, elevada taxa de mortalidade infantil e falta de aparatos públicos para o atendimento das famílias.

O principal objetivo da parceria no momento é diagnosticar o contexto social e problemas familiares que impactam, negativamente e positivamente, o desenvolvimento das crianças que habitam a área rural destas localidades a fim de propor um plano de atividades para 2015 alicerçado nas demandas prioritárias.

O projeto pretende propor ações de apoio na área de saúde, social e educação para melhorar os indicadores sociais nestas regiões, através de atuação em parceria com os agentes comunitários de saúde, universidades e gestores públicos. Espera-se a partir dos estudos e das atividades, contribuir para a geração de políticas que atendam as crianças entre 0 e 6 anos de idade no sul do Amazonas e em Rondônia.

Também foram previstas uma série de intercâmbios, capacitações e oficinas entre os membros do CES Rioterra, pesquisadores, agentes de saúde e órgãos públicos que atuam nestes municípios para melhorar a qualificação das equipes no tocante ao tema.

O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, Fundação Amazônia Sustentável, executores do programa Primeira Infância Riberinha-PIR, Secretaria de Saúde do Rio Grande, responsáveis pelo programa Primeira Infância Melhor-PIM, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Estadual do Amazonas e prefeituras de Itapuã do Oeste, Cujubim (RO) e Lábrea e Humaitá (AM).

Fonte: CES Rioterra

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulaçã

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

Pesquisa mostra as tendências das intenções de votos para deputado estadual em Rondônia

O Instituto Brasil Dados divulgou nesta terça-feira 26.08 mais uma pesquisa mensal de intenção de votos espontânea para pré-candidatos a deputado es

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)