Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

17ª BIS participa da Operação Ágata 9



ASSISTA ENTREVISTA DO GENERAL COSTA NEVES NO TEMPO REAL
APRESENTADO PELO JORNALISTA LÉO LADEIA DO SIC TV

Porto Velho,22/07/2015– Integrando as ações realizadas pelo Exército Brasileiro no contexto da Operação Ágata 9, iniciada nesta data, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo comando é sediado em Porto Velho, estará atuando em todo o estado de Rondônia.

O emprego efetivo da tropa será no combate aos principais crimes transfronteiriços, tais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal,  problemas indígenas e garimpo ilegal, em parceria com agentes governamentais, como as Polícias Federal e Rodoviária Federal, ReceitaFederal, bem como, ICMBio, Funai e Ibama.

Foram montados postos de bloqueio e controle nas principais estradas da região, tais como, BR 364 e a BR 421 e todos os seus ramais que possibilitam o acesso da fronteira ao interior do País. Também haverá patrulhamento em todos os rios que cortam o estado e podem permitir a entrada ao interior de seu território. São aproximadamente 700 militares atuando na faixa de fronteira de Rondônia.

Toda a operação foi instruída por meiodo Plano Estratégico de Fronteiras(PEF), criado por decreto da presidenta DilmaRousseff, em junho de 2011.


Ação Cívico Social

Além do combate aos ilícitos, a Ágata contempla também Ações Cívico-Sociais(ACISO), que consistemem levar o atendimento médico, odontológico  e hospitalar aos locais onde concentram famílias carentes.

Estas ACISO contam com a participação de acadêmicos de vários instituições de ensino da capital. Estudantes de medicina, odontologia, enfermagem, direito, nutrição, psicologia e educação física que, em parceria com o Exército, estendem um mão amiga às famílias mais necessitadas deste apoio. Além das áreas de saúde, são oferecidos inúmeros serviços aos cidadãos, na medida das parcerias estabelecidas com diversos órgãos, tais como Tribunal de Justiça, Justiça Federal, TRE, SENAC e Secretarias de Saúde do estado e dos municípios. Entre os serviços oferecidos, podem ser citados a Justiça Rápida, fornecimento de carteira de identidade e de trabalho, corte de cabelo, vacinação, teste de glicemia, etc.

Fonte: ComunicaçãoSocialda 17ª Brigada de Infantaria de Selva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)