Quarta-feira, 22 de julho de 2015 - 20h39
Porto Velho,22/07/2015– Integrando as ações realizadas pelo Exército Brasileiro no contexto da Operação Ágata 9, iniciada nesta data, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, cujo comando é sediado em Porto Velho, estará atuando em todo o estado de Rondônia.
O emprego efetivo da tropa será no combate aos principais crimes transfronteiriços, tais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal, problemas indígenas e garimpo ilegal, em parceria com agentes governamentais, como as Polícias Federal e Rodoviária Federal, ReceitaFederal, bem como, ICMBio, Funai e Ibama.
Foram montados postos de bloqueio e controle nas principais estradas da região, tais como, BR 364 e a BR 421 e todos os seus ramais que possibilitam o acesso da fronteira ao interior do País. Também haverá patrulhamento em todos os rios que cortam o estado e podem permitir a entrada ao interior de seu território. São aproximadamente 700 militares atuando na faixa de fronteira de Rondônia.
Toda a operação foi instruída por meiodo Plano Estratégico de Fronteiras(PEF), criado por decreto da presidenta DilmaRousseff, em junho de 2011.
Ação Cívico Social
Além do combate aos ilícitos, a Ágata contempla também Ações Cívico-Sociais(ACISO), que consistemem levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias carentes.
Estas ACISO contam com a participação de acadêmicos de vários instituições de ensino da capital. Estudantes de medicina, odontologia, enfermagem, direito, nutrição, psicologia e educação física que, em parceria com o Exército, estendem um mão amiga às famílias mais necessitadas deste apoio. Além das áreas de saúde, são oferecidos inúmeros serviços aos cidadãos, na medida das parcerias estabelecidas com diversos órgãos, tais como Tribunal de Justiça, Justiça Federal, TRE, SENAC e Secretarias de Saúde do estado e dos municípios. Entre os serviços oferecidos, podem ser citados a Justiça Rápida, fornecimento de carteira de identidade e de trabalho, corte de cabelo, vacinação, teste de glicemia, etc.
Fonte: ComunicaçãoSocialda 17ª Brigada de Infantaria de Selva
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)