Sábado, 10 de março de 2012 - 08h50
Entramos no mês de comemoração dos 21 anos de fundação do Jornal e Revista Ecoturismo. Nasceu em Porto Velho, capital de Rondônia, em 15 de março de 1991, O exemplar numero 1 foi entregue em solenidade para este único fim, coincidindo com a festa de posse do jovem Oswaldo Piana Filho, governador recém-eleito daquele progressista estado amazônico.
Borbulhando nos preparativos daquela que era considerada uma das maiores conferências ambientais, a ECO 92 que se realizaria no mês de junho daquele ano na cidade do Rio de Janeiro, o Jornal Ecoturismo, pioneiro do grupo, e que teria mais tarde a companhia da Revista, do Portal, do Rádio e da TV Ecoturismo , foi um sucesso. Já no primeiro ano de sua existência, circulou em 150 países , em convênio especialmente celebrado com a Varig, que, na ocasião, era a empresa brasileira com maior capilaridade mundial.
Na ECO 92, o Jornal Ecoturismo foi presença marcante em todos os dias da conferência, tanto na oficial de Chefes de Estados, quanto no Fórum das ONGs, evento paralelo realizado no Aterro da Glória na cidade carioca, com força marcante. Participaram mais de cem comandantes de governos que se instalaram na importante conferência que agora se espraia, vinte anos depois, para a Rio +20, também na mesma cidade do Rio de Janeiro.
O Jornal e Revista Ecoturismo, que ganhou as páginas do Guiness Book em l994, foi analisado e considerado o maior veículo em tablóide do Brasil, pioneiro a tratar de turismo ecológico, fato inédito naquela ocasião, onde a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável ainda eram matérias restritas a um pequeno número de acadêmicos e de cientistas.
Por uma feliz coincidência, o Jornal e Revista Ecoturismo comemoram seu aniversário, agora na maioridade, no Mês das Mulheres e Mês das Águas, realizando a Segunda Ecoexpedição Climática, saindo da cidade e porto de Santos, percorrendo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Brasília, Rondônia, Acre, Peru, Equador, Colômbia, terminando no final de março na cidade e porto do Panamá, na América Central.
Esta segunda ecoexpedição sucede a primeira, realizada na Europa junto com a Cop 15 na Dinamarca. Produzirá material para livros, revistas, documentários, turismo, cultura, esportes e meio-ambiente, como tradicionalmente o fazem a National Geographic, BBC e outros veículos deste segmento turístico, científico e ambiental, bem como, preparativos para a Rio + 20, compensação de créditos de carbono com o plantio de árvores e consequente divulgação do Carbon Free neste que é o Ano Internacional das Energias Sustentáveis para Todos.
Fonte: Hércules Góes
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),