Quarta-feira, 15 de julho de 2015 - 09h01
Na plenária final, que reuniu as propostas de todos os grupos (Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia e bancos privados) foi aprovada a minuta a ser levada para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 31 de julho a 2 de agosto, em São Paulo.
Na pauta, a aprovação do índice de 15% para os salários, resolução contra a Medida Provisória 680 - que cria os Programas de Proteção ao Emprego (PPE’s) - e resolução para que, nas negociações entre Comando Nacional e Fenaban, haja a definição do bloco negociado, mesmo que isso trave o processo de negociação. Ou seja, quando houver a negociação de um tema como “Emprego”, que a negociação de um próximo tema só seja colocada em pauta após o tema “Emprego” tiver uma definição aceitável e justa ao Comando Nacional.
Os quatro temas sugeridos pela Contraf/CUT para subsidiar os debates são “Emprego”, “Remuneração”, “Saúde e Condições de Trabalho” e “Mobilização e Estratégias de Campanhas” que, no Encontro, foram em dividias em grupos: Delegados do Banco do Brasil ficaram com o tema “Saúde e Condições de Trabalho”; Delegados da Caixa ficaram com o tema “Remuneração”; Delegados dos bancos privados com o tema “Emprego” e o Banco da Amazônia com o tema “Mobilização e Estratégias de Campanhas”.
Os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), juntamente com os bancários participantes, também debateram temas como saúde, combate às demissões, melhores condições de trabalho, PLR, contratação de mais funcionários, dentre outros assuntos.
Para José Pinheiro, presidente do SEEB-RO, o encontro deste ano foi muito proveitoso e superou a expectativa de participação e unidade, representada com plenária cheia do início ao fim do evento.
“Ficamos felizes ao presenciar uma mobilização maciça dos bancários, que participaram ativamente de todos os momentos do Encontro, de todas as palestras e grupos específicos, sempre com debates de alto nível, o que proporcionou a apresentação e aprovação de uma pauta de reivindicações incisiva e justa”, avaliou Pinheiro.
PRESENÇAS
O Encontro Estadual deste ano contou com a presença de lideranças de renome no sistema financeiro nacional, a exemplo do ex-presidente da Contraf/CUT e atual diretor executivo, Carlos Cordeiro (palestra sobre Conjuntura Nacional), do também diretor executivo da Confederação Miguel Pereira (Terceirização e Organização dos Bancários), do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo de Sousa, ex-coordenador nacional da Comissão de Empresas do BB, de Fernando Neiva, recém-eleito para o Conselho de Administração da Caixa, e de Ronaldo Fernandes, do Banco da Amazônia e diretor da Fetec/CN, além da psicóloga Fernanda Sousa Duarte, da UNB (Brasília), que ministrou palestra sobre saúde.
MOBILIZAÇÃO ELOGIADA
A forte participação dos bancários, que representavam todos os bancos públicos e privados existentes no Estado, foi objeto de elogios das lideranças nacionais que participaram do Encontro.
“A disposição, o engajamento das pessoas, o formato do evento que, já na sua organização, prevê a participação de todos os bancos e de toda a base sindical do Estado, de fato denota o compromisso do SEEB-RO em estar antenado com as reais necessidades da categoria’, salientou Miguel Pereira.
O ex-presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, vai além e evidencia que o Encontro promovido e coordenado pelo Sindicato de Rondônia é, incontestavelmente, algo raro e que deve servir de referência para todo o ramo financeiro nacional.
“Não, vocês não tem ideia do que vocês aqui, de Rondônia, representam para mim e para todo o conjunto de instituições e entidades que compõem a organização do ramo financeiro nacional. Vocês são realmente inigualáveis, pois é raro ver um evento sindical que conte com a participação de um representante de cada banco, de cada agencia, e com toda esse compromisso, essa unidade, essa participação ativa. E falo isso sem mencionar o nível de filiados ao SEEB-RO, que é de 97% e, certamente, o maior do país. Isso representa um modelo de organização e de luta que serve de exemplo para todos”, destacou.
FONTE: RONDINELI GONZALEZComissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár