Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

100% de iluminação pública e ruas asfaltadas


Morar no bairro Km 1 significa estar no centro de Porto Velho, próximo de toda estrutura, onde os serviços públicos oferecidos dão comodidade e conforto aos moradores. Formado por uma área de pequena extensão, situada no perímetro entre as ruas Dom Pedro, Almirante Barroso, Getulio Vargas e Joaquim Nabuco, o bairro Km 1 já está 100% asfaltado. Nesse ano, o bairro ganhou nova iluminação, com a troca completa das lâmpadas em todos os pontos de luz.

Duas obras de iniciativa da prefeitura vão deixar o bairro com um aspecto ainda mais agradável. A revitalização da Avenida Sete de Setembro, que vai ganhar novas calçadas e facilitar o fluxo de pedestres, já começou a ser feita. A obra vai seguir até a Avenida Nações Unidas, exatamente na divisa do Km 1. Nesta quarta-feira, dia 9, o secretário municipal Extraordinário de Programas especiais, Pedro Béber, participou de uma reunião com empresários e comerciantes da sete de Setembro, no Clube de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro serviu para acertar detalhes para que a obra não atrapalhe o comércio local.

Pela proximidade com o centro de Porto Velho, o Km 1 foi um dos primeiros bairros da cidade a ser totalmente asfaltado. Segundo cálculos da secretaria de Obras, pelo menos metade dos cerca de 900 quilômetros de ruas asfaltadas na Capital foram feitos nos últimos sete anos, durante a administração do prefeito Roberto Sobrinho.
 

Saúde

Os serviços de saúde oferecidos no bairro também têm dado conta da demanda de moradores que buscam por consultas. Só na Policlínica Rafael Vaz e Silva foram feitos 33.835 atendimentos no trimestre de julho a setembro, com uma média de 11,2 mil ao mês. Só em consultas básicas foram 1.307 em setembro. No ano passado, após passar por juma reforma e ampliação no prédio, a Policlínica passou também a contar com o serviço de Saúde da Mulher.

Já na Unidade de Saúde Maurício Bustani, onde é oferecido o serviço do ESF (Estratégia de Saúde da Família), foram 5.492 atendimentos no terceiro trimestre, com média de 1,8 mil ao mês. Só em setembro, foram 1.135 atendimentos.

O recolhimento do lixo e limpeza das ruas no bairro Km 1 exige do pessoal da secretaria municipal de Serviços Básicos um esforço ainda maior do que em outros bairros. Tudo porque, segundo os secretário Jair Ramires, a produção de resíduos no Km 1 é bem maior que a média na cidade, devido ao grande número de comércios como bares e restaurantes. O caminhão do lixo passa duas vezes por dia, pela manhã e também à noite. Já as equipes de varrição e limpeza das ruas trabalham todas as noites, quando o fluxo de veículos é mais baixo.
 

Iluminação

A operação da Empresa municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), que tem percorrido toda a cidade na implantação de um novo sistema de iluminação pública, com lâmpadas à base de vapor de sódio, atingiu totalmente o bairro Km 1 em 2011. “Nesse momento estamos com manutenção na rede na avenida Nações Unidas”, lembrou o presidente Mário Sérgio Teixeira.

Situado na Avenida Sete de Setembro com Brasília, o tradicional mercado público que dá nome ao bairro – o Mercado Km 1 – se mantém como um dos mais freqüentados pontos de encontro da cidade. Só nos finais de semana são cerca de 3 mil visitantes, segundo dados da secretaria municipal do Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur). Nos dias de semana, a média é de 500 visitantes ao dia. As reformas que a Semdestur está promovendo em todos os seis mercados da cidade devem começar no Km na próxima semana, segundo garantiu o coordenador Fábio Macedo. O prédio vai ganhar reparos nas telhas, calhas e banheiros públicos, além de uma nova pintura por dentro e por fora.

Fonte: Robinson Gambôa

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, solicita Rondônia Cidadã para o condomínio pró-moradia Leste, em Porto Velho

Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis

O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito

Mães compartilham histórias que inspiram

Mães compartilham histórias que inspiram

Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)