Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mariana Carvalho é condecorada com Medalha da Ordem do Mérito Naval


Fotos: Vanessa d’Oliviêr - Gente de Opinião
Fotos: Vanessa d’Oliviêr

A deputada federal Mariana Carvalho foi agraciada nesta terça-feira (11) com condecoração da Marinha brasileira. Durante a cerimônia alusiva aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a parlamentar de Rondônia recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Naval concedida a corporações e personalidades que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

“É com grande alegria que recebo essa condecoração da nossa Marinha, que tem papel tão fundamental em ações da nossa Defesa e nas áreas científica e social. É a Marinha que merece o nosso reconhecimento por ser a mais antiga das nossas Forças Armadas e fazer com que o Estado chegue a lugres que outras instituições não podem ir. Me sinto feliz e muito honrada em receber essa medalha”, destacou a deputada.

São condecoradas personalidaes e entidades que tenham prestado importantes serviços à Marinha do Brasil

Recursos destinados por Mariana Carvalho têm garantido assistência médica a ribeirinhos da Amazônia. Única parlamentar de Rondônia a prestar esse tipo de apoio à Marinha, a congressista destina emendas desde 2016. Somados os recursos chegam a R$ 900 mil.

Por meio de navios-hospitais e com propósito de contribuir para a melhoria das condições de saúde das populações ribeirinhas nos estados amazônicos, a Marinha provê assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária, além de conduzir campanhas de medicina preventiva com ênfase em imunizações/vacinações, identificação e controle de doenças endêmicas e transmissíveis.

Os navios saem de Manaus e percorrem os rios amazônicos levando atendimento e ajudando os ribeirinhos a vencerem as dificuldades de acesso ao longo dos mais de 20 mil quilômetros de vias navegáveis, em lugares distantes dos pequenos centros regionais. Em Rondônia, os navios percorrem o rio Madeira prestando atendimento às comunidades que vivem às suas margens.

Outras personalidades também foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval, entre elas, os ministros Sergio Moro (Justiça) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Morão, além de diversas outras autoridades participaram da cerimônia.

BATALHA DO RIACHUELO

A Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina, quando a força naval do Brasil impediu que as forças paraguaias avançassem em território brasileiro. Na época, durante a Guerra da Tríplice Aliança, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava uma saída para o Oceano Atlântico. O dia 11 de junho considerado a data magna da Marinha.