Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Brasil

Testes do Censo Demográfico começam em todos os estados brasileiros


Testes do Censo Demográfico começam em todos os estados brasileiros - Gente de Opinião

Nesta quinta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os testes do Censo Demográfico em todas as unidades federativas (UFs). Em Rondônia, o teste ocorrerá no bairro Liberdade, em Porto Velho, até meados de dezembro. Já o Censo Demográfico em todos os domicílios está previsto para ocorrer entre junho e agosto de 2022. 

Durante o teste, serão seis recenseadores percorrendo cerca de 1200 domicílios porto-velhenses. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Para o coordenador operacional do Censo Demográfico, Jorge Elarrat, “é de fundamental importância a realização do teste que está em campo para que o IBGE possa avaliar a usabilidade dos equipamentos e do próprio aplicativo, ao mesmo tempo em que a população tem a possibilidade de compreender a abrangência do Censo Demográfico e a importância destas informações para a leitura da realidade brasileira”.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, salienta a importância do Censo Demográfico para conhecer a realidade de todos os municípios brasileiros. “O Censo é uma verdadeira radiografia do nosso país. É quando sabemos a quantidade de pessoas, de crianças, jovens, idosos, homens, mulheres e como estas pessoas vivem”.

Ressalta-se que os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181 ou do QR Code.

 

Fases do Censo Demográfico

Além da coleta de informações junto aos moradores, nos dias anteriores, é feita a pesquisa urbanística do Entorno, que coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, acessibilidade urbana e arborização. Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário. 

Mais Sobre Brasil

Black Friday 2021: o que esperar e como evitar golpes

Black Friday 2021: o que esperar e como evitar golpes

A Black Friday em 2020 no Brasil foi um verdadeiro sucesso. Mesmo com o país passando por um de seus piores momentos durante a pandemia, as vendas c

Feira Nacional do Camarão 2021 será realizada em novembro na cidade de Natal (RN)

Feira Nacional do Camarão 2021 será realizada em novembro na cidade de Natal (RN)

A Feira Nacional do Camarão - FENACAM’21, na sua 17º edição, se realizará no período de 16 a 19/11/2021, no Centro de Convenções de Natal (RN), cuja S

DNIT abre licitação para recuperação ambiental na BR-319/AM

DNIT abre licitação para recuperação ambiental na BR-319/AM

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, nesta quarta-feira (21), edital de contratação de empresa especializada pa

Novo golpe usa nome da Agevisa para enganar empresas reguladoras de Rondônia

Novo golpe usa nome da Agevisa para enganar empresas reguladoras de Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), alerta a população para que não caia em um novo golpe à nível