Quinta-feira, 12 de junho de 2025 - 14h21

Com o
objetivo de buscar alternativas para superar os gargalos logísticos que
dificultam a competitividade da produção industrial em Rondônia, a Secretaria
de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) promoveu uma missão técnica que
reuniu representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO)
e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia
(Fecomércio-RO). A comitiva visitou centros logísticos de referência nos
municípios de Santo André (SP) e Pouso Alegre (MG).
Durante a
missão, os participantes conheceram o funcionamento de um Centro Logístico e
Industrial Aduaneiro (CLIA), modelo que opera como recinto alfandegado em zona
secundária, oferecendo serviços de importação, exportação, entreposto aduaneiro
e regimes especiais. O CLIA de Pouso Alegre, em Minas Gerais, iniciou sua
estruturação há cerca de 20 anos e se encontra em plena expansão. E o CLIA de
Santo André (SP), a Wilson Sons, com 186 anos de atuação.
Representando
o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, o superintendente Gilberto Baptista
integrou a comitiva e destacou o potencial de Rondônia para implantação de uma
estrutura semelhante. “O CLIA é uma experiência bem-sucedida de infraestrutura
logística que contribuiu diretamente para o desenvolvimento regional. A
legislação atual não permite mais a criação de novos CLIAs, mas a instalação de
um porto seco em Porto Velho é uma alternativa viável e extremamente estratégica
para integrar Rondônia às principais rotas de comércio nacional e
internacional”, afirmou.
A
proposta de implantação de um porto seco em Porto Velho representa uma solução
concreta para os desafios logísticos de Rondônia. Um entreposto aduaneiro no
estado permitiria maior agilidade na liberação de cargas, redução de custos com
transporte e armazenagem, além de favorecer o fluxo de mercadorias tanto para a
importação quanto para a exportação. Porto Velho está localizada em um ponto de
interligação natural entre diferentes modais logísticos, rodoviário,
ferroviário e hidroviário, tornando-se um eixo central para operações que ligam
o Atlântico ao Pacífico e conectam o Brasil ao mercado asiático.
A visita
também apresentou oportunidades de parceria estratégica. A Cosco Shipping,
estatal chinesa que administra o Porto de Chancay, passou a integrar a
sociedade do CLIA de Pouso Alegre. Representantes da empresa já estiveram na
FIERO para estreitar relações, dialogar sobre o Porto Chancay e explorar novas
oportunidades de negócios.
A Cosco
Shipping demonstrou interesse em expandir sua atuação no Brasil, e a comitiva
de Rondônia manifestou a intenção de estabelecer conexões com a Cosco, buscando
viabilizar a instalação de um porto seco na capital rondoniense. Essa estrutura
poderia funcionar como ponto de entrada de mercadorias asiáticas para abastecer
o mercado interno e o polo industrial de Manaus, além de facilitar o escoamento
da produção local e do noroeste brasileiro, incluindo Rondônia e Mato Grosso.
Em Santo
André (SP), a comitiva conheceu outro exemplo de centro logístico que atua como
um importante pulmão para aliviar a sobrecarga do Porto de Santos. A
experiência mostrou como a legislação pode ser usada a favor da indústria,
permitindo, por exemplo, que mercadorias sejam importadas e permaneçam
armazenadas em território alfandegado, sem pagamento de tributos até o momento
da comercialização. Esse modelo oferece flexibilidade para o planejamento de
estoque e fluxo de caixa das empresas, o que pode ser fundamental para a
competitividade do setor produtivo.
“Essa
experiência reforça nossa convicção de que a solução dos gargalos logísticos
passa pela inovação em infraestrutura e pela articulação público-privada. A
FIERO acredita que o desenvolvimento industrial de Rondônia depende diretamente
de soluções logísticas modernas e eficientes. Um porto seco em Porto Velho é
uma oportunidade de transformar o estado em um hub estratégico de comércio e
distribuição. Estamos prontos para liderar esse diálogo e construir parcerias
que tornem esse projeto realidade”, concluiu Gilberto Baptista.
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