Terça-feira, 16 de janeiro de 2024 - 17h47
Reunião nesta terça-feira (16) do grupo de trabalho da
BR-319/AM/RO, em Porto Velho (RO), possibilitou a coleta de sugestões da
sociedade organizada de Rondônia para o Ministério dos Transportes avaliar e
poder elaborar um projeto que permita a pavimentação da rodovia. “A gente
precisa conseguir a licença de instalação. Para não acontecer o que aconteceu
ao longo desses últimos 20 anos, a gente está abrindo o diálogo para encurtar
esse prazo deste licenciamento”, disse o secretário-executivo do Ministério dos
Transportes, George Santoro.
De acordo com Santoro, a estratégia do Ministério
dos Transportes é elaborar um relatório que aponte os caminhos para a obtenção
da licença após ouvir todos os apontamentos de órgãos de controle e sociedade
organizada. Ao elaborar as condicionantes para a pavimentação, será possível
montar um cronograma e tocar os projetos para implementar a rodovia.
“A nossa estratégia é desenvolver um relatório em
que a gente aponte os caminhos para resolver o licenciamento ambiental junto
aos órgãos de controle e para gente entender o que é necessário para fazer o
licenciamento, combinar com esses órgãos qual é o desejo do projeto a ser
apresentado do licenciamento de implantação e a gente fazer exatamente dentro
dessa configuração para encurtar tempo e a gente conseguir viabilizar o início
das obras de recuperação da rodovia”, completou.
Responsabilidades
Integrantes do grupo de trabalho do Ministério dos
Transportes apresentaram à sociedade local os principais pontos da proposta
estudada para pavimentar a rodovia, única ligação rodoviária de Manaus e Porto
Velho com o resto do país. A BR-319 tem 885 quilômetros de extensão, sendo 193
quilômetros em Rondônia e 692 quilômetros no Amazonas.
“O relatório vai entregar um grande mapa de
responsabilidades, metas e prazos de uma maneira nunca vista no contexto desse
empreendimento para dizer as soluções viáveis encontradas com essas, os custos
que elas apresentam. A gente precisa conjugar esforços, trabalhar com
pragmatismo e bom compromisso ético, transparente, aberto, um diálogo
construtivo como tem feito o Governo Federal. Essas audiências públicas são
provas irrefutáveis disso”, afirmou o subsecretário de sustentabilidade do
Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.
Participações
Além de Santoro e de Benevides, participaram da
reunião pelo Ministério dos Transportes a secretária nacional de Transporte
Rodoviário, Viviane Esse, o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves
Benevides; diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; e o
diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), Carlos Barros. O debate ocorreu no auditório da Superintendência
Regional do DNIT, em Porto Velho.
Estavam presentes também o vice-governador de
Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, e representantes de entidades como Ibama,
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Polícia
Rodoviária Federal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de
Rondônia-(Faperon), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e
Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviários de
Passageiros e Cargas no Estado de Rondônia (Sinttrar).
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