Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Vilhena é pioneira na implantação do Proerd infantil


 

O município de Vilhena/RO, é  pioneiro no estado de Rondônia na implantação do novo currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, voltado para os alunos matriculados nas series iniciais da educação infantil  da rede municipal de ensino.

A Escola Municipal de Ensino Infantil Bianca e Leonardo de Mattos Bezerra, foi a primeira escola do município de Vilhena a ser contemplada com a implantação do novo currículo do Proerd,  – Educação Infantil, onde serão atendidos um total de 140 alunos das series iniciais.

Através da iniciativa e do apoio do tenente coronel PM Aclaildo, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar em parceria com as escolas da rede municipal de ensino  Vilhena/RO, foi designada a PolicialMilitarElaine - Instrutora do Proerd,.

Ela  vem desempenhando um excelente trabalho como policial comunitária e educadora social, para realizar no 1º semestre letivo deste ano,  a implantação do novo currículo do  “Proerd,  – Educação Infantil” nas escolas municipais de ensino, visando fortalecer e expandir as ações do Policiamento Comunitário no município de Vilhena/RO.

O “Proerd Educação Infantil e Séries Iniciais” é destinado as crianças na faixa etária de 5 a 7 anos de idade cronológica (pré-escola e anos sequenciais).

Instrutora

Segundo a instrutora do Proerd,  PM Elaine,  os encontros na escola com os alunos das series iniciais, acontecem todas as quintas-feiras nos horários: 8horas às 9horas e 14horas às 15horas. As professoras permanecem na sala de aula no apoio e acompanhamento da atividades junto as crianças. Os alunos precisam muito de orientação, e também de quem valorize sua auto-estima, são carentes de afeto e gostam muito de abraços, é impossível não se apaixonar por eles.

Metodologia

“Como o currículo é bem flexível, resolvi apresentar um cartaz por semana, assim o vínculo policial-aluno fica mais forte. Eles já me reconhecem e chamam pelo meu nome; tenho relatos que os alunos já se aproximam dos outros policiais, estou tentando fazer o encerramento no quartel para que essa aproximação se fortaleça” disse a PM Elaine. 

 A instrutora conta sua experiência em sala de aula dizendo que os alunos são bem falantes e carinhosos; ainda vivem muito no faz de conta, por isso eu sempre conto alguma estória. A direção e os demais profissionais ficaram muito felizes em receber o Proerd. Alguns, no início, pensaram que eu iria falar de drogas com as crianças, logo depois o engano foi desfeito. O Proerd,  - Educação Infantil, tem o foco na segurança pessoal dos alunos, afirmou a instrutora Elaine do Proerd,.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas- Proerd vem para somar, e para isso conta com a cooperação de toda família escolar e da comunidade em geral.

“O Proerd,  é um gesto nobre de amor ao próximo, a certeza de um futuro para os nossos filhos, longe deste mau que destrói tantas famílias nos dias de hoje, que são as drogas”.  Fonte: Coordenação Estadual do PROERD em Rondônia.

Fonte: Lenilson Guedes

 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O