Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Vilhena é pioneira na implantação do Proerd infantil


 

O município de Vilhena/RO, é  pioneiro no estado de Rondônia na implantação do novo currículo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, voltado para os alunos matriculados nas series iniciais da educação infantil  da rede municipal de ensino.

A Escola Municipal de Ensino Infantil Bianca e Leonardo de Mattos Bezerra, foi a primeira escola do município de Vilhena a ser contemplada com a implantação do novo currículo do Proerd,  – Educação Infantil, onde serão atendidos um total de 140 alunos das series iniciais.

Através da iniciativa e do apoio do tenente coronel PM Aclaildo, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar em parceria com as escolas da rede municipal de ensino  Vilhena/RO, foi designada a PolicialMilitarElaine - Instrutora do Proerd,.

Ela  vem desempenhando um excelente trabalho como policial comunitária e educadora social, para realizar no 1º semestre letivo deste ano,  a implantação do novo currículo do  “Proerd,  – Educação Infantil” nas escolas municipais de ensino, visando fortalecer e expandir as ações do Policiamento Comunitário no município de Vilhena/RO.

O “Proerd Educação Infantil e Séries Iniciais” é destinado as crianças na faixa etária de 5 a 7 anos de idade cronológica (pré-escola e anos sequenciais).

Instrutora

Segundo a instrutora do Proerd,  PM Elaine,  os encontros na escola com os alunos das series iniciais, acontecem todas as quintas-feiras nos horários: 8horas às 9horas e 14horas às 15horas. As professoras permanecem na sala de aula no apoio e acompanhamento da atividades junto as crianças. Os alunos precisam muito de orientação, e também de quem valorize sua auto-estima, são carentes de afeto e gostam muito de abraços, é impossível não se apaixonar por eles.

Metodologia

“Como o currículo é bem flexível, resolvi apresentar um cartaz por semana, assim o vínculo policial-aluno fica mais forte. Eles já me reconhecem e chamam pelo meu nome; tenho relatos que os alunos já se aproximam dos outros policiais, estou tentando fazer o encerramento no quartel para que essa aproximação se fortaleça” disse a PM Elaine. 

 A instrutora conta sua experiência em sala de aula dizendo que os alunos são bem falantes e carinhosos; ainda vivem muito no faz de conta, por isso eu sempre conto alguma estória. A direção e os demais profissionais ficaram muito felizes em receber o Proerd. Alguns, no início, pensaram que eu iria falar de drogas com as crianças, logo depois o engano foi desfeito. O Proerd,  - Educação Infantil, tem o foco na segurança pessoal dos alunos, afirmou a instrutora Elaine do Proerd,.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas- Proerd vem para somar, e para isso conta com a cooperação de toda família escolar e da comunidade em geral.

“O Proerd,  é um gesto nobre de amor ao próximo, a certeza de um futuro para os nossos filhos, longe deste mau que destrói tantas famílias nos dias de hoje, que são as drogas”.  Fonte: Coordenação Estadual do PROERD em Rondônia.

Fonte: Lenilson Guedes

 

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)