Terça-feira, 15 de outubro de 2013 - 10h12
Camila Maciel
Agência Brasil
São Paulo – A Corregedoria da Polícia Militar paulista prendeu hoje (15), administrativamente, o primeiro-tenente Guilherme William Pacheco da Silva, 36 anos, por suspeita de associação com o crime organizado. Segundo a corregedoria, a detenção ocorre em razão de escutas telefônicas feitas pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que apontam envolvimento do policial com a facção criminosa autodenominada Primeiro Comando da Capital (PCC). O oficial está recolhido nas instalações da corregedoria.
A prisão ocorre um dia depois de o governo paulista anunciar a criação de uma força-tarefa da Segurança Pública para obter informações que auxiliem as investigações sobre a organização. Uma das medidas foi a criação de uma comissão especial da corregedoria para investigar os casos de policiais ligados ao grupo criminoso.
No final da manhã de ontem (14), após participar de reunião com o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, disse que tomaria providências, a partir da investigação do MP-SP, em relação aos policiais. O secretário informou não ter conhecimento sobre o número de policiais envolvidos com o crime, mas que, em 2013, foram mais de 100 homens afastados por práticas ilegais, somando policiais civis e militares.
Na última sexta-feira (11), o MP-SP informou que 175 pessoas foram denunciadas por envolvimento com o PCC. Aos acusados, foram atribuídos os crimes de formação de quadrilha armada para o tráfico de entorpecentes, contra o patrimônio e contra a vida de agentes públicos, além da aquisição, posse e manutenção de armas de fogo. A promotoria pediu a prisão preventiva de todos os denunciados, mas a Justiça paulista indeferiu a solicitação e o Ministério Público recorreu da decisão.
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, deflagrou, na manhã deste sábado (14), a 3ª fase da Operação

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2026, em Guajará-Mirim/RO, uma ação integra

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)