Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Situação na Colônia Penal está sob controle


 
Assista reportagem do programa Balanço Geral,
apresentado pelo jornalista Augusto Jóse no SIC TV
 
A Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus) afirma que as atividades na Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro, em Porto Velho, seguem normalmente. No sábado (5), foi registrado um princípio de motim na unidade e a situação foi controlada no mesmo dia sendo o efetivo de segurança reforçado. 
 
De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, a movimentação começou durante o retorno dos apenados da rotina de visita, que acontece aos finais de semana. Enquanto os agentes penitenciários realizavam a revista, foi encontrado um celular com um dos apenados, que no flagrante, se exaltou e teve que ser contido com força moderada pelos agentes. Um segundo apenado, com caráter de liderança, que também retornava da visita e estava, aparentemente, alcoolizado incitou a massa carcerária, que estava dentro e fora da unidade, a protestar. Exaltado, o apenado tentou pegar a arma de um dos agentes, momento em que os demais reeducandos tentaram agredir os servidores, os obrigando a atirar para conter a situação.
 
No mesmo horário acontecia a rotina de visita na Penitenciária de Médio Porte, o Pandinha. Com os disparos na Colônia, os familiares da outra unidade se assustaram e saíram correndo. A ação foi realizada como medida de segurança para evitar que os agentes fossem rendidos e suas armas caíssem em poder dos apenados, o que poderia terminar em uma rebelião.
 
Uma equipe do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar auxiliou os servidores em contingente, para acalmar os ânimos dos apenados na unidade. No princípio de motim, um detento foi atingido por um dos tiros e faleceu enquanto era encaminhado ao hospital; três detentos ficaram feridos e receberam atendimento no Hospital João Paulo II, onde ainda estão internados, mas fora de risco de morte.

Fonte: Secom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)