Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Sistema de videomonitoramento do governo de Rondônia será expandido a todos os municípios


Gente de Opinião

Coronel Gonçalves fez palestra sobre o sistema no encontro de prefeitos

Ao participar do encontro de prefeitos realizado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Porto Velho, o assessor institucional da Polícia Militar  na Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Gonçalves, responsável pela implantação e coordenação do Programa de Videomonitoramento, fez breve exposição do trabalho desenvolvido. Atendendo ao convite da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), o coronel  expôs a necessidade de implantação do videomonitoramento em cada cidade como ação de fiscalização, e observou que hoje 11 municípios operam com o sistema no estado.

O coronel Gonçalves falou também do trabalho realizado na 6ª edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio, ressaltando o fato de não ter sido registrada uma ocorrência sequer. Segundo ele, cada passo suspeito era visto pela Sesdec e suas forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica (Politec) e o Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Ji-paraná, Jesualdo Pires, disse que “se trata de um projeto muito importante. A gente fica muito feliz por que o governo do estado, através da Sesdec, disponibiliza para todos os municípios a tecnologia, toda expertise para facilitar o trabalho dos prefeitos em seus municípios”, citou.

Prefeito da maior cidade do interior de Rondônia, Jesualdo esclareceu que o sistema de videomonitoramento ajuda à polícia e à segurança pública, mas, sobretudo, aos cidadãos do município. Ji-paraná é uma das cidades com o projeto em andamento.

“É uma via de mão dupla quando o governo de Rondônia e os municípios se ajudam mutuamente para o bem da comunidade”, enfatizou Jesualdo.

O videomonitoramento urbano é uma ferramenta utilizada pelos órgãos de segurança pública que aperfeiçoa a prevenção e repressão ao crime, que está em fase de atualização e expansão. O diferencial em relação a outros estados que contam com sistema similar é que será feita a interligação dos projetos existentes, com a central de videomonitoramento de Porto Velho. Em relação à quantidade de câmeras a ser instaladas em cada cidade, depende muito da peculiaridade e características de cada município.

A viabilidade do programa se dá principalmente porque para cada nove câmeras instaladas, o sistema precisa de apenas um operador, que num primeiro momento deve ser um policial. Mas pode ser também um funcionário municipal, que através de convênio recebe o treinamento oferecido pela Sesdec. Cada operador trabalha numa escala de 8 horas.

Durante a palestra, o coronel Gonçalves informou que o sistema de videomonitoramento deverá ser estendido a todos os 52 municípios rondonienses. Os recursos poderão ser por meio de emenda parlamentar.

Os prefeitos interessados devem conversar com os parlamentares para buscar o entendimento e procurar canalizar recursos para a aquisição dos equipamentos de videomonitoramento e construção da central. A licitação e todos os procedimentos para a compra do material poderão ser feito pela Sesdec ou pelos municípios.

O prefeito de Ministro Andreazza, Arnaldo Estrelo veio a Porto Velho, juntamente com vereadores, para conversar com os deputados estaduais no sentido de levantar recursos para implantar o programa em seu município. A expectativa, segundo o prefeito, é que a criminalidade reduza de forma significativa, a exemplo do que ocorre em outras cidades que já têm o sistema implantado.

Leia Mais:

Videomonitoramento amplia poder de atuação da Polícia Militar em Cacoal

Câmeras de videomonitoramento dão resultados satisfatórios seis meses depois de instaladas em Guajará-Mirim, diz PM

Exposição sobre segurança pública no Porto Velho Shopping foi atração no fim de semana para crianças e adultos


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O