Porto Velho (RO) quarta-feira, 5 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Polícia

Sistema de videomonitoramento do governo de Rondônia será expandido a todos os municípios


Gente de Opinião

Coronel Gonçalves fez palestra sobre o sistema no encontro de prefeitos

Ao participar do encontro de prefeitos realizado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Porto Velho, o assessor institucional da Polícia Militar  na Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel Gonçalves, responsável pela implantação e coordenação do Programa de Videomonitoramento, fez breve exposição do trabalho desenvolvido. Atendendo ao convite da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), o coronel  expôs a necessidade de implantação do videomonitoramento em cada cidade como ação de fiscalização, e observou que hoje 11 municípios operam com o sistema no estado.

O coronel Gonçalves falou também do trabalho realizado na 6ª edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio, ressaltando o fato de não ter sido registrada uma ocorrência sequer. Segundo ele, cada passo suspeito era visto pela Sesdec e suas forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica (Politec) e o Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Ji-paraná, Jesualdo Pires, disse que “se trata de um projeto muito importante. A gente fica muito feliz por que o governo do estado, através da Sesdec, disponibiliza para todos os municípios a tecnologia, toda expertise para facilitar o trabalho dos prefeitos em seus municípios”, citou.

Prefeito da maior cidade do interior de Rondônia, Jesualdo esclareceu que o sistema de videomonitoramento ajuda à polícia e à segurança pública, mas, sobretudo, aos cidadãos do município. Ji-paraná é uma das cidades com o projeto em andamento.

“É uma via de mão dupla quando o governo de Rondônia e os municípios se ajudam mutuamente para o bem da comunidade”, enfatizou Jesualdo.

O videomonitoramento urbano é uma ferramenta utilizada pelos órgãos de segurança pública que aperfeiçoa a prevenção e repressão ao crime, que está em fase de atualização e expansão. O diferencial em relação a outros estados que contam com sistema similar é que será feita a interligação dos projetos existentes, com a central de videomonitoramento de Porto Velho. Em relação à quantidade de câmeras a ser instaladas em cada cidade, depende muito da peculiaridade e características de cada município.

A viabilidade do programa se dá principalmente porque para cada nove câmeras instaladas, o sistema precisa de apenas um operador, que num primeiro momento deve ser um policial. Mas pode ser também um funcionário municipal, que através de convênio recebe o treinamento oferecido pela Sesdec. Cada operador trabalha numa escala de 8 horas.

Durante a palestra, o coronel Gonçalves informou que o sistema de videomonitoramento deverá ser estendido a todos os 52 municípios rondonienses. Os recursos poderão ser por meio de emenda parlamentar.

Os prefeitos interessados devem conversar com os parlamentares para buscar o entendimento e procurar canalizar recursos para a aquisição dos equipamentos de videomonitoramento e construção da central. A licitação e todos os procedimentos para a compra do material poderão ser feito pela Sesdec ou pelos municípios.

O prefeito de Ministro Andreazza, Arnaldo Estrelo veio a Porto Velho, juntamente com vereadores, para conversar com os deputados estaduais no sentido de levantar recursos para implantar o programa em seu município. A expectativa, segundo o prefeito, é que a criminalidade reduza de forma significativa, a exemplo do que ocorre em outras cidades que já têm o sistema implantado.

Leia Mais:

Videomonitoramento amplia poder de atuação da Polícia Militar em Cacoal

Câmeras de videomonitoramento dão resultados satisfatórios seis meses depois de instaladas em Guajará-Mirim, diz PM

Exposição sobre segurança pública no Porto Velho Shopping foi atração no fim de semana para crianças e adultos


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

Operação mira golpe em oferta de vacina contra a Covid; pelo menos 20 prefeituras podem ter sido lesadas, diz polícia

Operação mira golpe em oferta de vacina contra a Covid; pelo menos 20 prefeituras podem ter sido lesadas, diz polícia

Uma empresa que ofereceu doses da vacina de Oxford/AstraZeneca a pelo menos 20 prefeituras de todo o Brasil é alvo de uma operação nesta quinta-feira

Deputado Jair Montes defende produtores de leite e pede que Governo tome medidas urgente para proteger a cadeia produtiva

Deputado Jair Montes defende produtores de leite e pede que Governo tome medidas urgente para proteger a cadeia produtiva

O deputado estadual Jair Montes (Avante) tem se manifestado em suas redes sociais e conversado com o Governador Marcos Rocha para que o Estado tome