Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec usa alta tecnologia nas investigações de Gasparotto


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enviou hoje (23) para Ouro Preto a perita Papiloscopista do Distrito Federal, Dr. Rosimar Rochael. A perita, acompanhada com a datiloscopista da Polícia Civil de Rondônia, Aline Mezzomo, foi com a missão de fazer o retrato falado digital dos suspeitos pelo assassinato do então presidente da Câmara de Vereadores, Edson Gasparotto.

De acordo com o secretário adjunto da SEsdec, delegado Cezzar Pizzano, o retrato falado digital vai facilitar o trabalho de investigação policial, uma vez que é um instrumento a mais para as investigações. "O retrato falado digital oferece a imagem contendo características próprias do acusado, desta forma, os policiais têm mais ferramentas para auxiliar no esclarecimento do crime", completou Pizzano.

O secretário adjunto afirmou que as investigações já foram intensificadas e a polícia vai utilizar todos os mecanismos disponíveis para elucidar o crime. Conforme Pizzano, os delegados, o Grupo de Investigação e Captura (GIC), o Ministério Público e o poder judiciário estão empregando todos os esforços, diuturnamente, para dar uma resposta positiva à sociedade. "Nós não vamos nos dar por satisfeitos enquanto esses criminosos não forem responsabilizados na forma da lei", ressaltou Pizzano.

Retrato Falado Digital
Rondônia trabalhou até hoje com o retrato falado de forma manual, porém o retrato falado digital já está sendo implantado no estado, uma vez que temos total capacidade tecnológica para o emprego da nova tecnologia, explicou o secretário adjunto.

O retrato falado digital, atualmente, é utilizado somente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo assim, Rondônia passa a ser o pioneiro no emprego da técnica, quando se pensa nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

Crime
Edson Gasparotto foi assassinado brutalmente, com seis tiros, na quarta-feira (22), em um restaurante localizado às margens da BR-364, em Ouro Preto do Oeste.

O empenho total da polícia no esclarecimento do crime é uma determinação do governador Ivo Cassol. O secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, tem acompanhado todo o desenrolar da investigação mesmo não estando no estado. Sena declarou que tem recebido relatórios e telefonemas de delegados e do adjunto e ainda tem determinado ações que ainda não podem ser divulgadas para imprensa, em razão das investigações.

Fonte: Sesdec - Érica Ferreira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Pol

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite da última quarta-feira (10), realizou mais uma apreensão histórica no estado. Em uma fiscal

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou, com apoio da Polícia Militar de Rondônia, nesta quarta-feira (10/4), a Operação Vértice, com o objetivo de cumprir 11 m

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Para conter criminosos que agem no condomínio Porto Madeira III, em Porto Velho, policiais militares em ação conjunta com policiais penais, empregad

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)