Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec usa alta tecnologia nas investigações de Gasparotto


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enviou hoje (23) para Ouro Preto a perita Papiloscopista do Distrito Federal, Dr. Rosimar Rochael. A perita, acompanhada com a datiloscopista da Polícia Civil de Rondônia, Aline Mezzomo, foi com a missão de fazer o retrato falado digital dos suspeitos pelo assassinato do então presidente da Câmara de Vereadores, Edson Gasparotto.

De acordo com o secretário adjunto da SEsdec, delegado Cezzar Pizzano, o retrato falado digital vai facilitar o trabalho de investigação policial, uma vez que é um instrumento a mais para as investigações. "O retrato falado digital oferece a imagem contendo características próprias do acusado, desta forma, os policiais têm mais ferramentas para auxiliar no esclarecimento do crime", completou Pizzano.

O secretário adjunto afirmou que as investigações já foram intensificadas e a polícia vai utilizar todos os mecanismos disponíveis para elucidar o crime. Conforme Pizzano, os delegados, o Grupo de Investigação e Captura (GIC), o Ministério Público e o poder judiciário estão empregando todos os esforços, diuturnamente, para dar uma resposta positiva à sociedade. "Nós não vamos nos dar por satisfeitos enquanto esses criminosos não forem responsabilizados na forma da lei", ressaltou Pizzano.

Retrato Falado Digital
Rondônia trabalhou até hoje com o retrato falado de forma manual, porém o retrato falado digital já está sendo implantado no estado, uma vez que temos total capacidade tecnológica para o emprego da nova tecnologia, explicou o secretário adjunto.

O retrato falado digital, atualmente, é utilizado somente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo assim, Rondônia passa a ser o pioneiro no emprego da técnica, quando se pensa nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

Crime
Edson Gasparotto foi assassinado brutalmente, com seis tiros, na quarta-feira (22), em um restaurante localizado às margens da BR-364, em Ouro Preto do Oeste.

O empenho total da polícia no esclarecimento do crime é uma determinação do governador Ivo Cassol. O secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, tem acompanhado todo o desenrolar da investigação mesmo não estando no estado. Sena declarou que tem recebido relatórios e telefonemas de delegados e do adjunto e ainda tem determinado ações que ainda não podem ser divulgadas para imprensa, em razão das investigações.

Fonte: Sesdec - Érica Ferreira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de São Miguel do Guaporé, deflagrou operação policial com o

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, munições e na prisão de vários suspeitos na noite desta quarta-feira (18), em Po

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)