Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec usa alta tecnologia nas investigações de Gasparotto


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) enviou hoje (23) para Ouro Preto a perita Papiloscopista do Distrito Federal, Dr. Rosimar Rochael. A perita, acompanhada com a datiloscopista da Polícia Civil de Rondônia, Aline Mezzomo, foi com a missão de fazer o retrato falado digital dos suspeitos pelo assassinato do então presidente da Câmara de Vereadores, Edson Gasparotto.

De acordo com o secretário adjunto da SEsdec, delegado Cezzar Pizzano, o retrato falado digital vai facilitar o trabalho de investigação policial, uma vez que é um instrumento a mais para as investigações. "O retrato falado digital oferece a imagem contendo características próprias do acusado, desta forma, os policiais têm mais ferramentas para auxiliar no esclarecimento do crime", completou Pizzano.

O secretário adjunto afirmou que as investigações já foram intensificadas e a polícia vai utilizar todos os mecanismos disponíveis para elucidar o crime. Conforme Pizzano, os delegados, o Grupo de Investigação e Captura (GIC), o Ministério Público e o poder judiciário estão empregando todos os esforços, diuturnamente, para dar uma resposta positiva à sociedade. "Nós não vamos nos dar por satisfeitos enquanto esses criminosos não forem responsabilizados na forma da lei", ressaltou Pizzano.

Retrato Falado Digital
Rondônia trabalhou até hoje com o retrato falado de forma manual, porém o retrato falado digital já está sendo implantado no estado, uma vez que temos total capacidade tecnológica para o emprego da nova tecnologia, explicou o secretário adjunto.

O retrato falado digital, atualmente, é utilizado somente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo assim, Rondônia passa a ser o pioneiro no emprego da técnica, quando se pensa nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

Crime
Edson Gasparotto foi assassinado brutalmente, com seis tiros, na quarta-feira (22), em um restaurante localizado às margens da BR-364, em Ouro Preto do Oeste.

O empenho total da polícia no esclarecimento do crime é uma determinação do governador Ivo Cassol. O secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, tem acompanhado todo o desenrolar da investigação mesmo não estando no estado. Sena declarou que tem recebido relatórios e telefonemas de delegados e do adjunto e ainda tem determinado ações que ainda não podem ser divulgadas para imprensa, em razão das investigações.

Fonte: Sesdec - Érica Ferreira

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

SEFIN e Polícia Civil deflagram operação conjunta para apurar indícios de fraudes fiscais em Rondônia

Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)