Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 21h11
Porto Velho, 14 de setembro de 2011 - A sede do MP (Ministério Público) foi movimentada na manhã de hoje pela reunião promovida pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para a qual as forças públicas de segurança, entidades municipais, estaduais e federais envolvidas na organização do Carnaval 2011 foram convidadas.
A abertura foi feita pelo anfitrião, o Procurador Geral de Justiça, Ivanildo Oliveira, que lembrou as peculiaridades do carnaval em Porto Velho. “Nos anos passados notamos a falta de controle e planejamento da massa que ganha às ruas”, disse, ao enaltecer a iniciativa de integrar as forças para que a “Festa de Momo ocorra de forma tranqüila.
O secretário Marcelo Bessa abriu os trabalhos da primeira reunião extraordinária do GGI saudando as autoridades presentes e falou que a ação faz parte do eixo fundamental da Sesdec, que é a integração.
Vários pontos foram apresentados e discutidos pelos especialistas presentes e, dentre as novidades na operação, está à criação de uma delegacia que será montada no Ginásio Cláudio Coutinho, com o objetivo de desafogar a demanda normal da Central de Polícia.
A delegacia será base tanto para a Polícia Civil como para as ações adjacentes, que vão desde o transporte de presos até a resolução de casos com a presença de um mediador, que deverá fazer parte da equipe.
O Diretor Geral da Polícia Civil, delegado Claudionor Soares, engrandeceu a iniciativa, já que as ações serão mais ágeis no próprio cenário do evento, evitando até mesmo a diminuição de efetivo ostensivo para outras delegacias.
As Forças Armadas também foram representadas, para que fosse alinhado o procedimento em casos de possíveis ocorrências envolvendo militares. A Marinha, por meio da Delegacia Fluvial, comunicou as ações de fiscalização principalmente na região de Candeias do Jamari. A Polícia Militar contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal, que, por meio do Batalhão Independente de Trânsito, utilizará os bafômetros que serão usados na fiscalização – inclusive dos motoristas de caminhão de som e trios elétricos.
Na ocasião, o secretário Marcelo Bessa pediu à PRF apoio aéreo, já que o helicóptero da instituição pode operar em vôos noturnos, dando maior agilidade à operação, que visa garantir o bem estar da população, brincantes e profissionais que trabalham nos festejos.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César Figueiredo, abordou na reunião que o planejamento da Polícia Militar vem sendo feito desde a abertura do Período Momesco no iníciodo ano, conforme decreto municipal.
Para isso, várias operações pré-carnaval serão colocadas em ação, com a aplicação do efetivo de forma eficaz em todos os eventos.
A próxima reunião será na segunda-feira (21), para a qual é aguardada a presença dos representantes da Fundação Iaripuna e Uniblocos - que estiveram ausentes deste primeiro encontro - além dos presidentes de blocos que serão convidados para a definição da operação.
Fonte: Santiago Roa Junior - SESDEC
Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia
O combate ao furto de energia elétrica ganhou força na última sexta-feira (26) em Rondônia e terminou com oito pessoas presas em flagrante. Ações di
Na tarde deste domingo (21), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, do Governo Federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança
Polícia Federal deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt/RO
Vilhena/RO. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/9), a Operação Traidores Originários, com o objetivo de desarticular associ
Polícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal em Manicoré e Humaitá
Amazonas – A manhã desta segunda-feira (15), está sendo marcada por intensa operação de combate ao garimpo ilegal no sul do Amazonas, especificamente