Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec promove reunião para definir operação Carnaval


Sesdec promove reunião para definir operação Carnaval - Gente de Opinião

Porto Velho, 14 de setembro de 2011 - A sede do MP (Ministério Público) foi movimentada na manhã de hoje pela reunião promovida pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para a qual as forças públicas de segurança, entidades municipais, estaduais e federais envolvidas na organização do Carnaval 2011 foram convidadas.

A abertura foi feita pelo anfitrião, o Procurador Geral de Justiça, Ivanildo Oliveira, que lembrou as peculiaridades do carnaval em Porto Velho. “Nos anos passados notamos a falta de controle e planejamento da massa que ganha às ruas”, disse, ao enaltecer a iniciativa de integrar as forças para que a “Festa de Momo ocorra de forma tranqüila.

O secretário Marcelo Bessa abriu os trabalhos da primeira reunião extraordinária do GGI saudando as autoridades presentes e falou que a ação faz parte do eixo fundamental da Sesdec, que é a integração.

Vários pontos foram apresentados e discutidos pelos especialistas presentes e, dentre as novidades na operação, está à criação de uma delegacia que será montada no Ginásio Cláudio Coutinho, com o objetivo de desafogar a demanda normal da Central de Polícia.

A delegacia será base tanto para a Polícia Civil como para as ações adjacentes, que vão desde o transporte de presos até a resolução de casos com a presença de um mediador, que deverá fazer parte da equipe.

O Diretor Geral da Polícia Civil, delegado Claudionor Soares, engrandeceu a iniciativa, já que as ações serão mais ágeis no próprio cenário do evento, evitando até mesmo a diminuição de efetivo ostensivo para outras delegacias.

As Forças Armadas também foram representadas, para que fosse alinhado o procedimento em casos de possíveis ocorrências envolvendo militares. A Marinha, por meio da Delegacia Fluvial, comunicou as ações de fiscalização principalmente na região de Candeias do Jamari. A Polícia Militar contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal, que, por meio do Batalhão Independente de Trânsito, utilizará os bafômetros que serão usados na fiscalização – inclusive dos motoristas de caminhão de som e trios elétricos.

Na ocasião, o secretário Marcelo Bessa pediu à PRF apoio aéreo, já que o helicóptero da instituição pode operar em vôos noturnos, dando maior agilidade à operação, que visa garantir o bem estar da população, brincantes e profissionais que trabalham nos festejos.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César Figueiredo, abordou na reunião que o planejamento da Polícia Militar vem sendo feito desde a abertura do Período Momesco no iníciodo ano, conforme decreto municipal.

Para isso, várias operações pré-carnaval serão colocadas em ação, com a aplicação do efetivo de forma eficaz em todos os eventos.

A próxima reunião será na segunda-feira (21), para a qual é aguardada a presença dos representantes da Fundação Iaripuna e Uniblocos - que estiveram ausentes deste primeiro encontro - além dos presidentes de blocos que serão convidados para a definição da operação.

Fonte:
Santiago Roa Junior - SESDEC

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)