Porto Velho (RO) sábado, 5 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Sesdec participa do lançamento do Pronasci em Brasília


O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano, participa hoje (20), às 15h, em Brasília (DF), no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos secretários de Estado da Segurança e outras autoridades.

Durante a viagem, Pizzano aproveitou para visitar alguns programas comunitários desenvolvidos pela Secretaria de Segurança de Brasília, ressaltando quatro atividades desenvolvidas naquele estado, sendo elas: Esporte à Meia Noite, Picasso Não Pichava, Companhia de Teatro "Pátria Amada" e Conselho Comunitário de Segurança.


O secretário convidou os responsáveis pelo projeto para visitarem o estado de Rondônia, com o objetivo de implantar as mesmas ações educativas nas terras rondonienses. Pizzano também pretende convidar a Secretaria de Estado da Educação para firmar parceria, para que o Governo de Rondônia forme cidadãos participativos e conscientes.


De acordo com o major PM Souza Lima, o programa Esporte à Meia Noite já reduziu 20% dos crimes que envolviam menores de idade. "O projeto acontece das 23h às 2h, de segunda à sexta. Temos tirado os jovens das ruas e incentivado a prática de esportes", explicou.

O projeto Cia de Teatro "Pátria Amada", chamou muito a atenção de Pizzano, uma vez que é utilizado o teatro como forma de chamar a atenção dos jovens para uma triste realidade, o uso das drogas e o aliciamento de menores para o tráfico. "São policiais atores que visitam as escolas públicas e com uma linguagem informal eles conseguem explicar aos jovens o perigo do mundo das drogas, uma peça educativa e emocionante, um projeto de sucesso que seria ótimo para Rondônia", destacou Pizzano. Esse projeto teve início em abril de 2007 e já atendeu 20 mil alunos, com faixa etária entre 12 e 18 anos, realizando cerca de 25 apresentações por mês.

O programa Conselho Comunitário de Segurança, já não é uma novidade em Rondônia, já que em alguns municípios temos esses conselhos implantados e também existe uma comissão especial que trata sobre o assunto. O secretário explicou que os conselhos de segurança nada mais são que uma parcela da sociedade se organizando para solicitar do estado as providências na área de segurança.

"É a população quem vive e sofre os problemas, da mesma forma, é ela que possui informações essenciais para o sucesso do serviço policial, isso é a chamada integração". A política de integração com a sociedade, as policiais e outros órgãos é uma determinação do governador Ivo Cassol, que acredita ser um mecanismo eficaz para a diminuição da criminalidade.


O programa Picasso Não Pichava tem com finalidade prevenir atos de vandalismo, usando a arte como arma. Desta forma, os jovens trocam a pichação pelo grafite.

Fonte: Decom

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O