Sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 08h02
Os Simuladores Virtuais de Tiro, já estão em operação nas cidades do interior de Rondônia, e até este fim de semana implantados nos municípios de Cacoal, Guajará-mirim e Vilhena. Um método inovador pratico seguro e econômico, que só vem a acrescentar na melhoria da Segurança Pública e preparo das Forças Policiais e ainda diminuir custos expressivos com treinamento de pessoal.
O Sistema de Simulação Virtual de Tiro, desenvolvido pelo engenheiro Leonardo Taschetto, é o primeiro e único existente no Brasil, com tecnologia brasileira também. Rondônia é o segundo Estado a implantar o uso do equipamento, já que o Estado do Amazonas possui um sistema semelhante,
O Secretário de Segurança Pública Defesa e Cidadania (SESDEC), Evilásio Silva Sena Júnior, ressalta a economia que o simulador trará para o Estado no treinamento as Forças Policiais, visto que o valor de apenas uma munição para treino (1 projétil) custa R$1,75 e no simulador o custo é de R$0,01 centavos.
“O Estado ganha em economia, em segurança durante os treinos dos policiais, que terão a mesma eficiência no manuseio de armas dotando este sistema”, afirma.
Policiais Militares, Policias Civis e Policiais Bombeiros, já estão fazendo uso do sistema, que de virtual é apenas a cena de crime e o projétil da arma, pois as armas utilizadas são verdadeiras, mas adaptadas ao simulador, o impacto do disparo também é o mesmo quando efetuado com projétil real. “È bem realista, seguro, não utiliza munição, a arma é real, mas adaptado ao simulador para disparos a laser e impacto de tiro totalmente real”, explica o engenheiro.
Um total de 18 Policiais Militares foram treinados na última semana, na capital, para serem os operadores dos Stands Virtuais e treinar os demais policiais em todo o Estado.
A Policia Civil também terá um simulador a sua disposição aqui na capital, além do implantado na Policia Militar.
Todo o aparato Tecnológico foi conseguido através de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública Defesa e Cidadania (SESDEC), e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Já implantada e em funcionamento
O Comandante do 2º BPM, sediado no município de Ji-Paraná - RO, tenente coronel Márcio Ângelo Pinto, explicou que foi recentemente instalado pela Gerência de Tecnologia da SESDEC, um Simulador de Tiros, para treinamento e aperfeiçoamento dos policiais militares do Batalhão Tiradentes, que compreende vinte e duas localidades da área central de nosso Estado.
De acordo com ele, este é mais um empreendimento do Governo do Estado, que com uma visão futurista, vai gerar uma economia aos cofres públicos, de cerca de setenta por cento, em cada disparo efetuado durante o treinamento de seus policiais.
O Comandante Ângelo informa ainda que o simulador está passando por pequenos ajustes e que em breve fará a sua inauguração. “No final quem sai ganhando é a comunidade, que terá um agente de segurança pública melhor treinado e qualificado para defender a nossa sociedade”.
Fonte: Lenilson Guedes
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)