Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 07h20
O Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) iniciou ontem, pela manhã, uma série de blitze educativas. A medida faz parte do programa desenvolvido por técnicos da secretaria para melhorar a qualidade do tráfego e ajudar a conter o índice de acidentes em Porto Velho.
Durante a operação, realizada no cruzamento das avenidas Calama e Rio Madeira, foram distribuídos panfletos e adesivos com dicas e informações sobre as normas que todos os motoristas devem seguir. As abordagens foram feitas por agentes de trânsito da Semtran e contou com o apoio de homens da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciatran).
De acordo com o secretário municipal de trânsito, Carlos Guttemberg, as blitze seguem o cronograma traçado por técnicos e seguem a determinação dada pelo prefeito Mauro Nazif. Segundo ele, a meta, neste momento, não é multar. O trabalho tem como finalidade a educação. “Estamos tentando conscientizar condutores sobre a importância de respeitar as leis em vigor”, afirma Carlos Guttemberg.
Segundo fiscais de trânsito, uso de celular e falta do cinto de segurança lideram as infrações. De cada dez motoristas abordados durante a operação, pelo menos seis estavam cometendo algum tipo de infração leve. Além do material didático sobre a legislação, os motoristas receberam informações sobre valores de multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Carnaval
Segundo Carlos Guttemberg, as blitze serão intensificadas em virtude do período de carnaval. De acordo com o secretário, a Semtran deve colocar a maior parte de seu efetivo durante os dias de folia.
Bem aceita
A maioria dos motoristas abordados durante as blitze da Semtran apóia a iniciativa. Para Francisco Machado, é fundamental que a prefeitura não busque apenas multar, mas educar o motorista para que haja mais harmonia no trânsito.
De acordo com Francisco, que dirige em Porto Velho há pelo menos 20 anos, o trânsito mudou, a cidade cresceu, a frota inchou e tudo isso deve ser levado em consideração pelas pessoas responsáveis por organizar e fiscalizar um setor tão problemático como o trânsito.
Fonte: Zacarias
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no