Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Segurança realiza curso de Polícia Comunitária


Na busca de formas rápidas e eficazes de atender aos chamamentos da população, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) tem implantado metodologias adequadas aos novos padrões de uma polícia mais próxima da comunidade. Nesta segunda-feira (30), teve início, no auditório do ULBRA, em Porto Velho, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no Estado de Rondônia, com o objetivo de difundir entre os alunos (policiais militares, civis, federais, rodoviários federais e bombeiros) a filosofia de Polícia Comunitária no sistema de Segurança Pública e promover a integração dos órgãos com a sociedade civil.

O secretário adjunto da Sesdec, delegado especial Cezar Pizzano, esteve no evento representando o secretário de segurança, Evilásio Sena. Ele destacou a interatividade com a comunidade e lembrou que cada um dos policiais que servem no interior do Estado realiza este policiamento de forma empírica, mas, agora, obtendo os conhecimentos técnicos fluirá de forma mais eficaz o relacionamento do estado com a comunidade.

Pizzano ainda ressaltou a participação do governador Ivo Cassol em todos os segmentos da sociedade, sendo assim, o Governo de Rondônia tem mostrado que juntos poderemos fazer uma segurança pública e garantir o bem-estar da população.

Para o coronel PM Adilberto Saraiva, subcomandante da PM, que representou a coronel PM Angelina Ramires, na abertura do evento, a Polícia Comunitária "não é propriamente uma troca de favores entre sociedade e Polícia, é sim, uma integração, participação da comunidade e polícia buscando um objetivo comum: a segurança de todos".

O curso, de acordo com o tenente coronel PM Adilson Bandeira, coordenador Nacional em Rondônia, tem como disciplinas, Relação Interpessoais e formas de Intervenção, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários, entre outras.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)