Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Segurança realiza curso de Polícia Comunitária


Na busca de formas rápidas e eficazes de atender aos chamamentos da população, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) tem implantado metodologias adequadas aos novos padrões de uma polícia mais próxima da comunidade. Nesta segunda-feira (30), teve início, no auditório do ULBRA, em Porto Velho , o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no Estado de Rondônia, com o objetivo de difundir entre os alunos (policiais militares, civis, federais, rodoviários federais e bombeiros) a filosofia de Polícia Comunitária no sistema de Segurança Pública e promover a integração dos órgãos com a sociedade civil.

O secretário adjunto da Sesdec, delegado especial Cezar Pizzano, esteve no evento representando o secretário de segurança, Evilásio Sena. Ele destacou a interatividade com a comunidade e lembrou que cada um dos policiais que servem no interior do Estado realiza este policiamento de forma empírica, mas, agora, obtendo os conhecimentos técnicos fluirá de forma mais eficaz o relacionamento do estado com a comunidade.

Pizzano ainda ressaltou a participação do governador Ivo Cassol em todos os segmentos da sociedade, sendo assim, o Governo de Rondônia tem mostrado que juntos poderemos fazer uma segurança pública e garantir o bem-estar da população.

Para o coronel PM Adilberto Saraiva, subcomandante da PM, que representou a coronel PM Angelina Ramires, na abertura do evento, a Polícia Comunitária "não é propriamente uma troca de favores entre sociedade e Polícia, é sim, uma integração, participação da comunidade e polícia buscando um objetivo comum: a segurança de todos".

O curso, de acordo com o tenente coronel PM Adilson Bandeira, coordenador Nacional em Rondônia, tem como disciplinas, Relação Interpessoais e formas de Intervenção, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários, entre outras.

Fonte: A/I SESDEC 

Mais Sobre Polícia