Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

SEGURANÇA DIGITAL - palestra com professores da USP em Manaus



Manaus sediará no dia 12 (sábado) de julho, o I Congresso Nacional de Segurança Digital – Fraudes na Internet e Investigação Forense. O evento contará com palestras das maiores autoridades brasileiras neste tema: os professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Matteu Nava e Volnys Bernal. As conferências serão realizadas de 8h às 18h30, no auditório da Fieam/Sesi (avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro). As reservas podem ser feitas pelos telefones (92) 3233-0700 e 3622-6961.

Nava e Bernal darão orientação a usuários e, principalmente, a profissionais de informática, analistas e administradores de rede como se proteger de ataques de vírus, roubos de senhas e outros dados, pichação de páginas e de e-mails criminosos, entre outros problemas. Os especialistas também abordarão a metodologia de uma investigação digital, ensinando como adquirir, analisar e preservar evidências utilizando técnicas e ferramentas forenses computacional.

A palestra de Nava tem como tema "Fraudes na Internet". Os principais tópicos que ele desenvolverá são "Manipulação de Informação" (injeção de códigos/SQL Injection, alteração de banco de dados, pichação de páginas), "Seqüestro e Roubo de Sessão" (man-in-the-middle), "Golpes no Cliente" (phishing scam, Trojans, XSS - Cross Site Scripting, XSRF - Cross Site Request Forgery), "Ataque de Trojan recebido por e-mail", "Fraude por meio Typosquatting" e "Fraude por meio de Ataque a DNS".

Nava é pesquisador do Núcleo de Segurança e Redes de Alta Velocidade (NSRAV) do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da EPUSP e possui certificação Certified Information Systems – Security Professional (CISSP) emitida pela Internacional Information Systems Security Certification Consortium (ISC). Também é especialista em segurança pelo Sans Institute como intrusion analyst e possui experiência em análise forense e segurança de sistemas Windows NT e 2000. Participou de inúmeros trabalhos de auditoria de ambiente de TI e testes de intrusão. Atua, principalmente, na área de auditoria e consultoria de segurança de sistemas, com enfoque em análise de sistemas e aplicações e projeto de sistemas de proteção de perímetro.

Bernal falará sobre "Investigação Forense e Prática Digital". Os principais pontos de sua palestra são a introdução à investigação e perícia, investigação x perícia, esquema das ações judiciais, âmbito de investigação e perícia (extrajudicial, policial e judicial), investigação e perícia segundo o Código de Processo Penal (CPP) e Código de Processo Civil (CPC), princípio de Locard, processo investigativo, critérios de admissibilidade de prova ciência forense digital, vestígios digitais, vestígios digitais voláteis e processo investigativo digital. Ao fim da sua explanação, o professor irá apresentar um estudo de caso: "análise de disco".

Bernal é especialista da EPUSP, onde é o coordenador técnico de diversos projetos industriais e acadêmicos. Seu currículo inclui formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP. O professor possui 15 anos de experiência em TI e certificações pela Certified Information Systems Auditor (CISA), emitida pelo Information Systems Audit and Control Association & Foundation (ISACA), e Certified Information Systems - Security Professional (CISSP), emitida pelo International Information Systems Security Certification Consortium (ISC2). Bernal também leciona no mestrado profissionalizante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do mestrado Lato Sensu em Segurança do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN).

Fonte: Guilherme Gil

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O