Domingo, 21 de outubro de 2007 - 09h46
Com a participação de 25 alunos, a Polícia Militar está realizando o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, destinado aos 2º sargentos da Corporação. O Curso habilita os participantes ao exercício das funções de 1º Sargento e subtenentes e é pré-requisito à promoção para essas graduações.
"A realização desse curso é muito importante para a carreira dos sargentos, pois além de ser condições para galgarem as demais graduações, os habilitam ao exercício das funções de 1º sargento e subtenente, que estão voltadas as atividades administrativas.", disse a coronel PM Angelina, Comandante Geral da PMRO.
A Diretoria de Ensino da PM é o órgão responsável pelo curso, cujo término está previsto para 14 de dezembro de 2007. O foco do curso é a administração policial-militar, com aulas sobre logística, administração de pessoal, administração pública, legislação, entre outras. Entre as funções que poderão exercer após formados, destaca-se as de Sargenteante e Encarregado de Material das Companhias de Polícia Ostensiva.
Como Sargenteante serão responsáveis pelo controle da vida funcional dos policiais militares da Companhia, incluindo cadastro, registros, escalas de serviço, férias, etc.. O Encarregado de Material tem como incumbência o controle, distribuição e manutenção dos materiais, equipamentos e armamentos da Companhia.
Nestas funções os formandos serão auxiliares diretos dos capitães PM Comandantes das Companhias. Mas o curso os habilita também para o exercício de outras funções administrativas previstas na estrutura organizacional da Corporação. Contudo, como todos os demais policiais militares que trabalham na administração, continuarão a atuarem de forma complementar nas atividades operacionais. ", observou a Comandante Geral.
"O Ensino Policial Militar tem sido o principal instrumento para melhorar o serviço prestado e promover as mudanças necessárias para modernizar a Corporação. Desde 2003 foram ofertadas mais de 6.000 vagas para os policiais militares freqüentarem algum curso ou estágio.", concluiu a coronel PM Angelina.
Com a conclusão em novembro do Curso de Formação Básica que está em andamento, foram mais de 2.000 novos policiais militares formados no período, além de 799 cabos e 921 sargentos.
Também foram realizados pela Polícia Militar outros três Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos, três Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e três Cursos Superior de Polícia, totalizando 2.044 policiais militares que receberam novos ensinamentos.
Diversos outros cursos ainda foram realizados, como o de Técnicas de Tiro Defensivo Método Giraldi, Policiamento Comunitário, Técnicas de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, Técnicas de Imobilização, entre outros.
Fonte: Lenilson Guedes
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)