Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Rondônia é palco do IX Congresso Brasileiro de Perícias


Rondônia é palco do IX Congresso Brasileiro de Identificação, Perícias Papiloscópica e Necropapiloscópica

Nos dias 26, 27 3 28 de setembro, Porto Velho será o grande palco do IX Congresso Brasileiro de Identificação, Perícias Papiloscópica e Necropapiloscópica, um evento que receberá aproximadamente 350 profissionais de todo o país, no Aquarius Hotel.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel PM Evilásio Sena, o congresso tem como objetivos estimular o desenvolvimento da papiloscopia; atualizar os profissionais, por meio da integração entre as polícias estaduais e Polícia Federal; promover a interação e a união entre os órgãos de identificação e instruir os profissionais de instituições financeiras, comerciais e cartorárias que trabalham com cadastros de pessoas.

A Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro), também responsável pela organização do evento, informa que o   evento é direcionado para profissionais em Papiloscopia dos Institutos de Identificação dos Estados, do Distrito Federal e da Polícia Federal; aos Serviços de Identificação da Polícia Militar e das Forças Amadas; e para representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Secretarias de Segurança Pública dos Estados; e, ainda, para instituições que lidam com cadastros de clientes e contribuintes.

Segundo o secretário, a Papiloscopia apresenta o método de identificação humana mais eficiente, prático e seguro, tanto na esfera civil, quanto na criminal. "O cumprimento pleno da função social dos Institutos de Identificação do país deve ser objetivo de todos, orientado sempre pela eficácia policial ao proporcionar à população a capacidade do exercício pleno de sua cidadania", ressaltou Sena.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Segurança, do Instituto de Identificação Civil e Criminal Engrácia da Costa Francisco (IICCECF), da Associação dos Datiloscopistas Policiais Civis de Rondônia (Adapro) e da Federação Nacional dos Profissionais da Papiloscopia (Fenapp), com o apoio do Governo de Rondônia, Senasp, Sinsepol, Sinpfetro, ALE- RO, Prefeitura de Porto Velho, OAB-RO, Aquarius Hotel e Faculdade São Lucas.

O Aquarius Hotel fica localizado na rua Roberto de Souza (antiga rua México), 2141, bairro Nova Porto Velho, na capital. Mais informações podem ser pelo telefone (69) 3216 8919.

Fonte: Érica Ferreira

Gente de OpiniãoSábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil prende idoso investigado por crime sexual contra a própria neta e apreende quatro armas em Nova Mamoré

Polícia Civil prende idoso investigado por crime sexual contra a própria neta e apreende quatro armas em Nova Mamoré

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, prendeu na manhã desta sexta-feira (3) um homem de 71 anos,

Polícia Militar – Forças de segurança apreendem cerca de 170 quilos de maconha no interior de Rondônia

Polícia Militar – Forças de segurança apreendem cerca de 170 quilos de maconha no interior de Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), participou na madrugada de hoje, 3., em São Miguel do Guaporé,

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina

O idoso Odair Brustolin, de 68 anos, conhecido como “Tio Odair”, morre após ser atropelado dentro da própria residência, no centro de Porto Velho. El

Operação de equipe da DRF Porto Velho resulta em apreensão de quase meia tonelada de drogas em Vilhena/RO

Operação de equipe da DRF Porto Velho resulta em apreensão de quase meia tonelada de drogas em Vilhena/RO

Uma operação realizada pela Receita Federal, por meio do setor de inteligência, resultou na apreensão de uma carga contendo drogas nesta quarta-feir

Gente de Opinião Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)