Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Rondônia apresenta redução nos índices de criminalidade


De acordo com dados estatísticos do Núcleo de Análise e Estatística (Naec), da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), nos quatro primeiros meses de 2014, Rondônia teve redução na maioria dos crimes cometidos em grande parte dos municípios do Estado, em relação aos quatro primeiros meses de 2013.

No interior de Rondônia o índice de furto consumado teve redução de 19,8%. Em Porto Velho a queda foi de 24,5%. Os municípios de Urupá e Colorado do Oeste apresentaram queda de 50%. Ao todo, foram 29 municípios que reduziram os números nessa prática de crime.

Para o crime de furto de veículos, Porto Velho apresentou uma queda considerável de 34,8%, sendo que em todo o Estado o índice foi de –18%. Outro crime que teve redução foi o de roubo, com queda de 10,1%, na capital, e de 8,4% em todo o Estado.

Roubo de veículos em Porto Velho também teve considerável redução de 27,1%. No interior, a queda é de 22,2%, e em todo o Estado a diferença é de 25,9% para menos. Candeias do Jamary, Espigão do Oeste, Alvorada do Oeste e Nova Mamoré apresentaram os maiores índices de redução nesta prática, com 100% de queda.

Monitoramento

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, justifica a redução dos números com as ações das Polícias Militar e Civil, reforçando o patrulhamento nas regiões que apresentavam altos índices de criminalidade, com base nos relatórios de monitoramento da inteligência e estatísticas realizadas pela Sesdec.

Gente de Opinião

Investimento na frota e patrulhamento favorecem a redução da criminalidade

“O Governo do Estado não tem medido esforços para investir na segurança pública de Rondônia, com renovação de quase 100% da frota de viaturas, mais modernas e eficientes para o serviço operacional, além do investimento na valorização profissional, com capacitação e promoção dos nossos policiais”, declarou.

Vale do Jamari

Para o secretário, os principais crimes praticados na região do Vale do Jamari são relacionados a conflitos agrários. “Para combater esses crimes implantamos a patrulha rural, uma nova modalidade de policiamento, porém sabemos que o primordial seria uma boa política de reforma agrária, algo que foge de nossa responsabilidade”, disse Reis.

Reis lembrou ainda que, policiais da Força Nacional de Segurança Pública ainda estão na região do Vale do Jamari com operações em conjunto com a Polícia Militar e Civil, e, que irão permanecer na região até que se consiga normalizar as principais práticas de crimes registrados.


Fonte
Texto: Arian Oliveira/ Vanessa Farias
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O