Porto Velho (RO) terça-feira, 14 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Redução da criminalidade no bairro Socialista, diz 5º Batalhão


Apesar de ainda acontecer registros de ocorrências policiais no bairro Socialista, comuns em qualquer comunidade, o tenente coronel PM Roberto Machado, Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, disse hoje, 3, que o índice de criminalidade na área caiu nos últimos meses em até 60%. O nosso trabalho é constante, disse ele, acrescentando que são realizados de dia  e à noite, os policiamentos a pé, de Rocam – Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, ciclo-patrulha e radiopatrulhas.

O Batalhão é responsável pelo policiamento dos bairros a partir da avenida Jorge Teixeira, em direção ao município de Candeias do Jamari, além dos distritos, vilas e comunidades circunvizinhas a Porto Velho. Com a contratação de novos policiais, reavaliamos nosso trabalho e a partir de um planejamento elaborado pela Comandante Geral coronel PM Angelina Ramires,  com a participação dos Comandantes de Unidades Policiais, nossa presença não só no Socialista, mas nos demais bairros é uma constante.

Em conjunto com os demais órgãos de segurança do Estado, ou mesmo com policiais do próprio Batalhão, são realizados em dias e locais não divulgados anteriormente, Comandos de Abordagens com a finalidade de prender foragidos da Justiça, e apreensão de drogas e combater outros delitos. As operações são determinadas pelo governo do Estado,  através da  Secretária de Estado da Defesa e Cidadania.

Os tipos de policiamento do 5º BPM são: RP (Rádio Patrulha), PO (Policiamento Ostensivo), Tático Móvel, ROCAM (Ronda Ostensiva de Motocicleta), Ciclo-Patrulha, Comando de Abordagem e o Serviço de Inteligência. Atuando também no serviço comunitário nos Postos denominados como Base do Bairro Ulisses Guimarães, Base do Bairro Crato, Posto da Rodoviária, Patrulha Escolar, Patrulha Comercial e Prestando apoio aos Conselhos Tutelares e a Delegacia de Infância e Adolescente.

A orientação da PM é para que quando se deparar com uma ação criminosa, o cidadão pode ligar para o CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais, 190, 193, ou mesmo para o Batalhão através dos telefones 32165570, 32165566 que os policiais estarão a disposição da comunidade para um rápido atendimento.

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Polícia